BITTENCOURT Ensino de Hist ria Fundamentos e M todos

Páginas: 6 (1488 palavras) Publicado: 15 de setembro de 2015
Fichamento: Circe Maria F. Bittencourt " O uso didático dos documentos".
(P. 327) Cap. 02: Uso didático dos documentos.
Alguns historiadores acreditam que o uso de documentos nas aulas de História é importante por favorecer a introdução do aluno no pensamento histórico e nos métodos de trabalho do historiador. Essa pretensão acarreta uma série de dificuldades ao ensino e contraria os objetivosda disciplina, cujo objetivo é desenvolver a autonomia intelectual.
(P. 328) Daí a necessidade de se deter em alguns aspectos do uso de documentos ou de fontes históricas nas aulas de História. Começando pela identificação das especialidades desse uso.
1. Análises de documentos.
1.1. Historiadores e professores: diferentes usos das fontes históricas.
É um erro tentar transformar o aluno em um“pequeno historiador” uma vez que os documentos para os historiadores tem outra finalidade. Para eles, os documentos são a fonte principal de seu ofício, a matéria-prima por intermédio do qual escrevem história.
(P. 329) Para Henri Moniot, o historiador, ao selecionar suas fontes de pesquisa, já possui um conhecimento histórico sobre o período e tem domínio de conceitos e categorias fundamentais para umaanálise histórica. Ao usar um documento transformado em fonte de pesquisa, o historiador parte, portanto, de referenciais e de objetivos muito diferentes aos de uma sala de aula. As fontes históricas em sala de aula serão utilizadas diferentemente, pois os jovens estão “aprendendo história” e não dominam o contexto histórico em que o documento foi produzido.
(P. 330) Um documento pode serutilizado como um reforço de uma ideia, como fonte de informação, ou introduzir uma situação problema. O maior desafio para o professor é a seleção desse recurso de acordo com a capacidade intelectual de seu aluno. Deve-se ter em mente que textos com vocabulário muito complexo, longos e inadequados a idade do aluno produzem mais dificuldades que interesse e curiosidade.
(P. 331) O objetivo é favorecersua exploração pelos alunos, com textos claros, compreensíveis e curtos. O contrário disto pode causar uma rejeição pelo tema.
Para que o documento se transforme em material didático significativo é importante haver sensibilidade ao sentido que lhe conferimos enquanto registro do passado. Nessa condição, convém aos alunos perceberem que tais registros e marcas do passado são os mais diversos e seencontram em toda parte; livros, revistas, quadros, músicas, filmes, fotografias, etc.
1.2. Métodos de Análise de Documentos.
No artigo “Reflexões sobre o procedimento Histórico” o historiador Adalberto Marson mostra a importância do uso de documentos em sua investigação, para e seguida se apropriar do procedimento de análise.
(P. 332) É importante, para a compreensão do documento, que se faça umaanálise dele como sujeito de uma ação e também como objeto, formulando três níveis de indagação:
1) Sobre a existência em si do documento: o que vem a ser documento? O que é capaz de dizer? Como podemos recuperar o sentido do seu dizer? Por que tal documento existe? Quem o fez, em que circunstância e para qual finalidade?
2) Sobre o significado do documento como objeto: o que significa como simplesobjeto (isto é fruto do trabalho humano)? Como e por quem foi produzido? Para que e para quem se fez esta produção? Qual é a relação do documento (como objeto particular) no universo da produção? Qual a finalidade e o caráter necessário que comanda sua existência?
3) Sobre o significado do documento como sujeito: por quem fala tal documento? De que história particular participou? Que ação e quepensamento estão contidos em seu significado? O que o fez perdurar como depósito da memória? Em que consiste seu ato de poder?
(P. 333) Para Elias Saliba, vale a pena refletir sobre a distinção entre documento (produzido voluntária ou involuntariamente pela sociedade segundo determinadas relações de força), e o monumento (voluntariamente produzido pelo poder, ou seja, por que detém o poder de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fundamentos E Metodologia Do Ensino De Hist Ria
  • Hist ria dos m todos de alfabetiza o no Brasil
  • HIST RIA DO SAB O M todo II
  • A Hist Ria Da M Sica
  • M Todo De Ensino Frene
  • M TODOS E ABORDAGENS DE ENSINO
  • M TODOS DE ENSINO
  • 150 M Todos De Ensino

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!