Biot Savart Notemag Pt

2342 palavras 10 páginas
CDD: 530.14109

Nota sobre o Magnetismo da Pilha de Volta – Tradução
Comentada do Primeiro Artigo de Biot e Savart sobre
Eletromagnetismo
A. K. T. ASSIS

J. P. M. C. CHAIB

Instituto de Física ‘Gleb Wataghin’
Universidade Estadual de Campinas
13083-970 CAMPINAS, SP

Instituto de Física ‘Gleb Wataghin’
Universidade Estadual de Campinas
13083-970 CAMPINAS, SP

assis@ifi.unicamp.br / http://www.ifi.unicamp.br/~assis/ jopachaib@yahoo.com.br

Resumo: É feita uma tradução comentada do primeiro trabalho de Biot e Savart sobre eletromagnetismo. Eles passaram uma corrente constante em um longo fio retilíneo e observaram a posição de equilíbrio de uma pequena agulha imantada colocada próxima ao fio. Depois mediram o período para pequenas oscilações da agulha ao redor desta posição de equilíbrio, para diferentes distâncias da agulha ao fio. Concluíram que o torque magnético exercido pelo fio sobre a agulha é inversamente proporcional à distância entre o fio e o centro da agulha. Expressaram este fato em termos da força magnética exercida pelo fio sobre moléculas magnéticas na agulha.
A força que atua sobre as moléculas seria perpendicular à linha ligando cada molécula ao fio e perpendicular ao eixo do fio, com sua intensidade sendo inversamente proporcional à distância ao fio.
Palavras-chave: Lei de Biot e Savart. Oersted. Eletromagnetismo.

Introdução
Em 1820 Oersted (1777-1851) descobriu a deflexão de uma agulha imantada causada por um fio conduzindo uma corrente constante. 1 Esta descoberta marca o início do eletromagnetismo, ou seja, do estudo sistemático da relação entre os fenômenos elétricos e magnéticos.

1 H. C. Ørsted, Cad. Hist. Fil. Ci., v. 10, p. 115-122 (1986), “Experiências sobre o efeito do conflito elétrico sobre a agulha magnética.” Tradução de R. de A. Martins.

Cad. Hist. Fil. Ci., Campinas, Série 3, v. 16, n. 2, p. 303-306, jul.-dez. 2006.

304

A.K.T. Assis/ J.P.M.C. Chaib

Oersted não publicou seu trabalho em nenhum periódico científico, mas redigiu-o

Relacionados