105492 Apostila solda2014

504 palavras 3 páginas
1. Introdução aos Processos de Soldagem

Denomina-se processo de soldagem o processo utilizado para unir materiais pelo aquecimento destes as temperaturas adequadas, com ou sem aplicação de pressão, com ou sem aplicação de material de adição.

 Conceito de Soldabilidade

Soldabilidade é a facilidade com que os materiais têm de se unirem por meio de soldagem e de formarem uma série contínua de soluções sólidas coesas mantendo as propriedades mecânicas dos materiais originais.

2.Soldabilidade

 Processo Histórico

 Linha do Tempo da História da Soldagem

3. Soldagem Manual ao Arco Elétrico com Eletrodos Revestidos

“Soldagem é o processo de união de materiais usado para obter a coalescência (união) localizada de metais e não metais, produzida por aquecimento até uma temperatura adequada, com ou sem a utilização de pressão e/ou material de adição" (American Welding Society - AWS).”
A soldagem a arco elétrico com eletrodo revestido (Shielded Metal Arc Welding – SMAW), também conhecida como soldagem manual a arco elétrico, é o mais largamente empregado dos vários processos de soldagem. A soldagem é realizada com o calor de um arco elétrico mantido entre a extremidade de um eletrodo metálico revestido e a peça de trabalho (veja a Figura 1). O calor produzido pelo arco funde o metal de base, a alma do eletrodo e o revestimento. Quando as gotas de metal fundido são transferidas através do arco para a poça de fusão, são protegidas da atmosfera pelos gases produzidos durante a decomposição do revestimento. A escória líquida flutua em direção à superfície da poça de fusão, onde protege o metal de solda da atmosfera durante a solidificação. Outras funções do revestimento são proporcionar estabilidade ao arco e controlar a forma do cordão de solda.

Figura 1 - Soldagem a arco elétrico com eletrodo revestido

 Características do processo


Relacionados