BIOSSEGURAN A Liduina2

1139 palavras 5 páginas
Centro Universitário Estácio de Sá

Biossegurança

Universitário: Liduina Da Silva Moura
Curso: Nutrição
Disciplina: Microbiologia
Turno: Noite
Professora: Eliane Araújo
BIOSSEGURANÇA
DEFINIÇÃO Biossegurança é um conjunto de procedimentos, ações, técnicas, metodologias, equipamentos e dispositivos capazes de eliminar ou minimizar riscos inerentes as atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, que podem comprometer a saúde do homem, dos animais, do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos.
Tipos de Riscos
RISCOS FÍSICOS
RISCOS DE ACIDENTES
RISCOS QUÍMICOS
RISCOS BIOLÓGICOS
RISCOS ERGONÔMICOS RISCOS FÍSICOS
(NR 5: ...”agentes de risco físico... as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores”)
Consideram-se agentes de risco físico as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, ultra-som, materiais cortantes e pontiagudos, etc.
RISCOS QUÍMICOS
Consideram-se agentes de risco químico as substâncias, compostas ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvido pelo organismo através da pele ou por ingestão.
RISCOS BIOLÓGICOS
Consideram-se agentes de risco biológico as bactérias, fungos, parasitos, vírus, entre outros. Classificação de risco biológico: Os agentes de risco biológico podem ser distribuídos em quatro classes de 1 a 4 por ordem crescente de risco (anexo 1), classificados segundo os seguintes critérios:
• Patogenicidade para o homem.
• Virulência.
• Modos de transmissão
• Disponibilidade de medidas profiláticas eficazes. • Disponibilidade de tratamento eficaz.
• Endemicidade.

Relacionados