Biossegurança

Páginas: 14 (3277 palavras) Publicado: 5 de junho de 2013
BIOSSEGURANÇA
A palavra biossegurança é uma designação genérica da segurança das atividades que envolvem organismos vivos (bio (= vida) + segurança). É uma junção da expressão "segurança biológica", voltada para o controle e a minimização de riscos advindos da exposição, manipulação e uso de organismos vivos que podem causar efeitos adversos ao homem, animais e meio ambiente.
Ao adotarmosprocedimentos específicos para evitar ou minimizar os riscos de atividades potencialmente perigosas que envolvem organismos vivos, estamos aplicando a biossegurança. Tais procedimentos são amplamente adotados em hospitais, quarentenas e laboratórios que pesquisam ou produzem patógenos ou outros organismos que apresentam potencial de dano à saúde pública, à vida humana e ao meio ambiente.
No Brasil,a biossegurança passou a ser mais amplamente abordada na questão dos organismos geneticamente modificados, popularmente conhecido por "OGMs" ou transgênicos". Estes organismos são assim conhecidos porque passaram por um processo de melhoramento conhecido como "engenharia genética".
No Brasil, por iniciativa do então Senador Dr. Marco Antônio Maciel, um projeto de Lei de Biossegurança foisubmetido à aprovação do Congresso Nacional em 1989. O conhecimento e o interesse por essa área, no entanto, só foram fortalecidos com a Convenção sobre a Diversidade Biológica, aprovada em 1992 durante a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente, popularmente conhecida como Eco 92 ou Rio 92.
Biossegurança de biotecnologias
A segurança de biotecnologias deve ser também encarada como tal, ouseja, se existem os riscos, pode-se considerar a possibilidade de minimizá-los ou, por outro lado, manejá-los. Não existe risco zero. Pode-se minimizar os riscos e chegar próximo a zero. Se não for possível fazer o manejo do risco, a precaução é o caminho indicado, isto é, deve-se optar por não corrê-lo. Mas em biologia uma análise de risco é muito mais complexa do que no exemplo citado acima.Fica mais em tons de cinza do que no preto e branco.
No desenvolvimento de pesquisas que envolvem a engenharia genética, a análise de riscos deve ser feita passo a passo. A legislação brasileira foi elaborada de tal forma a permitir que a questão dos riscos seja analisada desde a proposição do projeto, abrindo possibilidades de escolha de rotas alternativas ou de medidas de contenção que visemmanejar os riscos da pesquisa, desde a fase laboratorial, passando por experimentos em casas de vegetação, experimentos de campo em condições controladas até a liberação no meio ambiente em larga escala. Em cada um destes passos, medidas são adotadas para minimizar ou manejar os riscos, através de equipamentos e procedimentos de segurança, ou de opção por técnicas de menor risco, por exemplo,optar-se por não usar um marcador molecular de resistência a antibióticos.
Do ponto de vista gerencial, e aí inserimos os ambientes biotecnológicos e não biotecnológicos, entendemos um laboratório como um sistema onde as situações de riscos e as possibilidades de acidentes dependem da inter-relação de alguns componentes que podem ser considerados "funções vitais" de uma instituição:

ComponenteOcupacional
Determinado pelas condições de segurança do espaço laboratorial como a iluminação, ventilação, instalações elétricas, hidráulicas e ruído; manuseio, armazenagem e descarte adequados de substâncias químicas e materiais biológicos e os fatores ergonômicos presentes no ambiente.
Componente Educacional
Determinado pela política de valorização dos recursos humanos, e, consequentemente, aagregação de valores éticos, filosóficos e técnicos aos trabalhadores, o que gera um perfil de qualificação compatível com as novas exigências do mundo do trabalho.
Componente Social
Determinado pelas ações voltadas para a otimização e humanização dos processos de trabalho, e, nesse sentido, a implantação de programas de qualidade de vida tem se revelado um excelente mecanismo.
Componente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Biossegurança
  • Biossegurança
  • Biossegurança
  • Biossegurança
  • biossegurança
  • Biossegurança
  • Biossegurança
  • biossegurança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!