BIORREMEDIAÇÃO

Páginas: 6 (1287 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
1 INTRODUÇÃO

A biorremediação ou então Biotecnologia do Controle da Poluição é o processo no qual os organismos vivos, como plantas ou então microrganismos, são utilizados para remover ou reduzir as concentrações de poluentes no ambiente aonde estes são encontrados.
Atualmente este método de remover concentrações de poluentes tem sido recomendado pela comunidade científica, devido ao fato denão causar poluição secundária, ou causar menos. São métodos que podem ser implantados em águas superficiais e subterrâneas, solos e efluentes industriais. Muitos países vem adotando este sistemas, sendo gastos milhões de dólares. Os Estados Unidos e os países da Europa são os que mais investem nesta tecnologia.
Os fatores que poderão influenciar na biodegradação, serão fatores físicos equímicos no qual vão depender da composição da matriz do ambiente (pH, salidade, potencial oxirredução, etc), fatores extrínsicos (temperatura, umidade) e fatores relacionados ao poluente (estrutura química, presença de outros compostos, biodisponibilidade). Cada processo de Biorremedição é particular e quase sempre necessita de adequação e otimização específica para a aplicação em diferentes locaisafetados, requerendo sempre uma análise integrada de parâmetros físicos, químicos e biológicos.

Os principais processos ou abordagens da biorremediação é através do uso de enzimas comerciais, uso de misturas de microrganismos (bioaumentação), uso de microrganismos imobilizados, DNA recombinante e remoção microbiológicas de metais.
Para a implementação de um processo de biorremediação devemos levarem conta primeiramente:
1. avaliação da natureza do composto
2. caracterização da contaminação
3. Planejamento do tipo de biorremediação
4. decisão por biorremediação in situ ou ex situ


Aplicações de técnicas de Remediação In-situ :

• Remediação da zona saturada (lençol freático) e não saturada;
• Inviabilidade de escavação (edificações, tubulações, transito,
produção,clima, área e volume elevados de escavação, etc.);
• Condições favoráveis de aplicação (condutividade hidráulica
ideal dos solos); Características dos contaminantes;
• Disponibilidade de tempo para alcance das metas;

Aplicações de técnicas de Remediação Ex-situ:

• Basicamente remediação da zona não saturada;
• Profundidade da contaminação permite a escavação
(rebaixamento do lençolfreático, medidas geotécnicas);
• Características dos contaminantes;
• Necessidade de alcançar rapidamente as metas ;
• Possibilidade de “casamento” da escavação com o projeto construtivo (garagem subterrânea, corte de terreno).

























2 BIORREMEDIAÇÃO BACTERIANA

A técnica de biorremediação bacteriana consiste na aplicação de determinadosmicrorganismos, mais precisamente bactérias, em locais contaminados por exemplo, com certos tipos de hidrocarbonetos levando à remediação desse local anteriormente poluído.
Os principais tipos de bactérias utilizadas nesta técnica de biorremediação são, as bactérias aeróbias (são dependentes de oxigénio para realizarem o seu metabolismo) e as bactérias anaeróbias (realizam o seu metabolismo na ausênciade oxigénio). As bactérias aeróbias (Pseudomonas, Alcaligenes, Sphingomonas, Rhodococcus, Mycobacterium), degradam pesticidas e hidrocarbonetos, utilizando na maioria dos casos o próprio contaminante como fonte de carbono e energia. Já as bactérias anaeróbias embora utilizem um processo idêntico ao das bactérias aeróbias são menos usadas do que estas.
A capacidade de biorremediação dasbactérias tem sido explorada mais exaustivamente do que a capacidade de biorremediação dos fungos, uma vez que o cultivo de bactérias é mais fácil do que o dos fungos, sendo ainda mais acessível a utilização de técnicas de biologia molecular. Além disso, foram identificadas bactérias capazes de metabolizar e mineralizar compostos orgânicos clorados (Korda et al., 1997).















3...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Biorremediação
  • biorremediação
  • Biorremediação
  • Biorremediação
  • Biorremediação
  • Biorremediação
  • Biorremediação
  • Biorremediação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!