BIOQUÍMICA: ATIVIDADE ANTIOXIDANTE E ANTINFLAMATÓRIA DO NONI

1176 palavras 5 páginas
Estudos em todo o mundo têm caracterizado os vários produtos naturais com o intuito de identificar e quantificar os componentes bioativos destes vegetais a fim de utilizá-los na alimentação da população e, com isso, reduzir o risco de surgimento de doenças (NEVES, 2012). Nesse contexto, as frutas exóticas, como o Noni (Morinda citrifolia Linn), têm ganhado cada vez mais espaço, tanto pela busca de benefícios que estas possam oferecer, como pela procura por diferentes tipos de fontes alimentares.
Recentemente, a Noni tem sido objetivo de estudos relativos às suas propriedades nutracêuticas (CHAN-BLANCO et al., 2006). A fruta é predominantemente composta por carboidratos e é rico em polissacarídeos pécticos (BUI et at., 2006). A maior parte dos nutrientes identificados são componentes fenólicos, ácidos orgânicos e alcaloides. Entre os componentes fenólicos (flavonoides), os mais importantes são as antraquinonas. Existem, também, compostos como escopoletina, óxido nítrico e esteróis. A presença de vitaminas na fruta também foi reportada, principalmente o ácido ascórbico e a pró-vitamina A. Diante da relevância que tem alcançado os estudos sobre as propriedades medicinais da Morinda citrifolia Linn, são de fundamental importância pesquisas que avaliem os reais benefícios que este fruto pode trazer à saúde.
O emprego tradicional do Noni, usado há mais de 2.000 anos pelos polinésios, está atribuído aos efeitos relacionados com atividade antibacteriana, antioxidante, antiviral, antifúngica, antitumoral, anti-helmíntica, analgésica, anti-inflamatória, hipotensora e imunoestimulante (WANG et al., 2002). O presente trabalho visa a analise da atividade antioxidante da M. Citrifolia L..
Os antioxidantes são compostos químicos que podem prevenir ou diminuir os danos oxidativos de lipídios, proteínas e ácidos nucleicos causados por espécies de oxigênio reativo, que incluem os radicais livres, ou seja, possuem a capacidade de reagir com os radicais livres (moléculas com

Relacionados

  • TCC CLEUDERSON BATALHA BIOTECNOLOGIA UFAM 2011
    13836 palavras | 56 páginas
  • V34suplemento
    343142 palavras | 1373 páginas