biomecanica

Páginas: 9 (2208 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014





Curso: Licenciatura em Educação Física
Disciplina: biomecanica


Turma: EF2A30


















Brasília/DF


RESUMO

Trata o artigo da contextualização da biomecânica enquanto disciplina acadêmica que compõe o corpo de conhecimento da Educação Física e do Esporte. São discutidos aspectos relacionados à fundamentação metodológica da avaliação do movimentohumano; aspectos históricos; e as perspectivas da aplicação dos conhecimentos de natureza biomecânica para a prática profissional na Educação Física e no Esporte. No que se refere às aplicações profissionais, especial ênfase é dada aos esforços objetivando a otimização do desempenho esportivo, a detecção de soluções para promover a qualidade de vida, e o controle das lesões.
A Biomecânica por seruma disciplina que analisa o movimento, deve ser trabalhada nas aulas de Educação Física, pois ela vem tratar dos gestos posturais e analises do movimento sendo assim importante de ser conhecida e aplicada pelos professores de Ed. Física. Pretendeu-se com este estudo analisar como vem sendo tratado os conhecimentos da biomecânica nas aulas de Ed. Física. Reconhecer a importância da biomecânica noensino de Ed. Física De 5ª a 8ª serie. Utilizamos os questionários para os professores, com questões do tipo fechado. E também a observação de algumas aulas. Verificamos que mesmo afirmando utilizarem estes conhecimentos alguns não aplicam efetivamente os mesmos.

Palavras-chave: Biomecânica, Educação Física, Movimento Desempenho esportivo, Qualidade de vida, Sobrecarga mecânica.INTRODUÇÃO

O objetivo central deste artigo é caracterizar a Biomecânica como uma área de conhecimento fortemente envolvida na identificação de parâmetros mecânicos capazes de influenciar o rendimento esportivo e a melhora da qualidade de vida. Para tanto, não pretende este artigo sistematizar todo o conhecimento acumulado ao longo do desenvolvimento da Biomecânica.
As aulas de Educação Física, há muitotempo tem sido vistos apenas como “movimentos corporais”, que tenham como objetivos somente a execução dos mesmos. Então por ela esta associada ao movimento está ligada a Biomecânica, que fornecerá subsídios para a análise dos movimentos, para que tenham um melhor desempenho dos mesmos.
A presença da Biomecânica na educação Física escolar teve maior evidência nos Parâmetros CurricularesNacionais em 1997, mesmo que timidamente, embora saibam que a biomecânica está no nosso cotidiano, referindo-se mais a questão postural, mais entendemos que ela esteja em todos os movimentos dos seres vivos.
No inicio da década de 70 foi adotado o termo biomecânico, foi reconhecido Internacionalmente como campo de estudo relacionado com a análise mecânica dos organismos vivos. Muitos autores definiram abiomecânica, dentre os quais destacamos Hatze citado por Hall (1993) que ver como “o estudo da função dos sistemas biológicos utilizando os métodos da mecânica.” A biomecânica faz uso de alguns instrumentos da mecânica, ramo da física que Envolve a análise das ações de força no estudo de aspectos anatômicos e funcionais dos organismos vivos.
Embora não tenha cursado a disciplina biomecânica,refletia sobre sua relevância para a ação pedagógica na Ed. Física, por desconhecermos nos distanciamos dela. Lancei-me nesta gratificante tarefa de coletar subsídios para que todos que tenham interesse possam tomar conhecimentos da importância dos estudos biomecânicos para Ed. Física. E ao mesmo tempo oferecer informações aos estudantes de Ed. Física. e professores da área.
No cotidiano das aulasde Educação Física, vários movimentos são vistos, alunos realizando de diferentes maneiras, como se fossem apenas para serem executados, os profissionais de Ed. Física, sabendo que podem utilizar os conhecimentos biomecânicos para que tenha um melhor desempenho. Até mesmo vimos o quanto são relacionados, mas como seria utilizado esse conhecimento? Primeiramente conhecendo sua definição...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Biomecanica
  • Biomecanica
  • BIOMECÂNICA
  • Biomecanica
  • Biomecanica
  • Biomecânica
  • Biomecanica
  • Biomecanica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!