Biologia

Páginas: 3 (565 palavras) Publicado: 5 de junho de 2015
Biologia


O

“OLFATO”








ESCOLA ESTADUAL ELIAS DE FREITAS TRAJANO DE SOUZA
Diretor (a): Rosangela
Disciplina: Biologia
Professora: KASSIA MOY
Autores: Isis Beatriz, José Osmar, LeonardoPureza, Marcos Carvalho, Nicole Karen e Rafrisa Castro.
Turma: 211, Turno: Manhã.


Data: 30/04/2015
1°Bimestre













INTRODUÇÃO
Este trabalho é componente do seminário cujo o assunto é OLFATO, nelevamos explicar, sua função importância, seu funcionamento e composição.

O olfato, é um dos cinco sentidos básicos e refere-se à capacidade de captar odores com o sistema olfativo.
No homem e demaisanimais superiores, o órgão olfativo se forma a partir de um espessamento epidérmico situado na região etmoidiana do crânio, a neurorecepção somente será ativada após as moléculas das substânciasodoríferas serem dissolvidas no muco que recobre a membrana pituitária.











‘O OLFATO”
O olfato é um dos cinco sentidos. Por meio do olfato o homem, assim como os demais animais, percebe diferentesodores. Em comparação com o olfato de outros mamíferos, o olfato do ser humano é pouco desenvolvido.
O principal órgão do sistema olfativo é o nariz. As células olfatórias (ou mucosa amarela)localizadas no topo da cavidade nasal captam as moléculas aromáticas dissolvidas no ar. Funciona da seguinte forma: ao inspirarmos, o ar entra pelo nariz e alcança as células olfatórias, que, estimuladaspelas moléculas aromáticas, enviam impulsos nervosos ao cérebro, onde são produzidas as sensações olfatórias. A sensibilidade das células olfativas é grande, de modo que poucas partículas são capazes deestimulá-las e produzir a sensação de odor. Quanto maior o estimulo, maior a intensidade da sensação de odor.
Na parte inferior da cavidade nasal encontra-se a mucosa vermelha, região que contémmuitos vasos sanguíneos e onde estão as glândulas secretoras de muco, substância que mantém a umidade da região. São essas glândulas que, quando estamos resfriados, aumentam a secreção de muco,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Biologia
  • Biologia
  • Biologia
  • Biologia
  • Biologia
  • Biologia
  • Biologia
  • Biologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!