biologia

Páginas: 4 (862 palavras) Publicado: 26 de novembro de 2014

BIO 1 - Atividade avaliativa 2
Raimunda Silva Barbosa


1) A figura abaixo, ilustra uma cadeia alimentar em que falta um componente. Indique qual é ele, e as conseqüências para oecossistema na ausência desse componente.








Falta o componente água.
As conseqüências que ela traz para o ecossistema são: Alterações negativas sobre os seres vivos, como por exemplo,desidratação dos vegetais, dos animais e
interfere no crescimento das plantas. Isto provocado uma escassez de alimentos.



2) Leia o texto a seguir intitulado Um exemplo real de desequilíbrio ecológico.Após a leitura, monte a cadeia alimentar com os organismos citados no referido texto, indicando o nível trófico ao qual cada um pertence.
Um exemplo real de desequilíbrio ecológico
Na década de 60, aOrganização Mundial da Saúde (OMS) aplicou, por via aérea, verdadeiras nuvens de DDT em extensas áreas da Ilha de Bornéu, localizada no Oceano Pacífico. Com isso, a OMS visava combater os pernilongosque transmitiam malária, um grande problema de saúde no local.
Inicialmente, os resultados foram ótimos: como os transmissores foram combatidos, houve grande redução dos casos de malária.
Algumtempo depois, entretanto, dois grandes problemas começaram a surgir na Ilha de Bornéu: houve um surto de ratos, e as casas dos nativos, que eram construídas com palha de coqueiro, começaram a cair.Depois de muitas investigações, constataram que esses problemas estavam relacionados com a aplicação do DDT. Esse inseticida, além de matar os pernilongos, também afetava outros insetos, como abelhas,besouros e baratas.
Os que não chegavam a morrer ficavam contaminados pelo DDT e com menor possibilidade de fugir de seus predadores: oslagartos. Ao ingerirem suas presas, os lagartos ficavamcontaminados, pois o DDT tem a propriedade de se acumular nos tecidos ao longo das cadeias alimentares. Esses lagartos ficavam mais lentos, tornando-se presa fácil dos gatos, seus predadores. Ao ingerirem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Biologia
  • Biologia
  • Biologia
  • Biologia
  • Biologia
  • Biologia
  • Biologia
  • Biologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!