Ecossistemas da Amazonia

Páginas: 5 (1181 palavras) Publicado: 26 de novembro de 2014







ENGENHARIA AMBIENTAL
TURMA EAM061








ECOSSISTEMAS DA AMAZÔNIA




















MANAUS-AM
2014












ALUNOS:

ALAN PETERSON LIMA FERRO – MAT.: 12001484
DAIVID GOMES LIMA – MAT.: 12002449
FELIPE RICARDO O. ALENCAR – MAT.: 12003079
JONAS LOPES MESQUITA - MAT.: 12003927
RONALDO JR DA SILVA FARIAS – MAT.: 12005684ECOSSISTEMAS DA AMAZÔNIA: CACAU PIREIRA, CAREIRO DA VÁRZEA E IRANDUBA.






Relatório Técnico apresentado como requisito para a obtenção de nota parcial da disciplina de Ecologia da Amazônia, da turma EAM061 pelo curso de Engenharia Ambiental da Universidade Nilton Lins, ministrado pela Professora Dra. Liliane Minhós.


MANAUS–AM
2014


LOCAIS VISITADOS:

Cacau Pirêra:Distrito brasileiro pertencente ao município de Iranduba localizado no estado do Amazonas. População aproximadamente de 11 019 segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2014;

Município de Iranduba: Localizado na região centro amazonense, nas coordenadas 03° 17’ 06’’ S 60° 11’09’’ O. Área de 2 215,033 Km², altitude de 92m e população aproximadamente de 45 250 habitantessegundo IBGE/2014;

Município Careiro da Várzea: Localizado na região centro amazonense nas coordenadas 03° 13’ 15’’ S 59° 49’ 33’’ O. Área de 2 631,128 Km², altitude de 41m e população estimada em 27 357 segundo IBGE/2014.

DADOS DA VISITA: A ­­Visita foi realizada num domingo, 12/09/2014 no período diurno e durou em média 9h entre partida e regresso ao ponto de origem.


OBJETIVO

Deixarexplícito aos alunos, os ecossistemas da região amazônica como: Igapó, Terra firme e Terra de várzea. Para que fosse possível, conhecer algumas das características dos diferentes tipos de solo, vegetação e hidrologia. E interagir com população que reside nas áreas, referente ao uso da terra e o que se pode ser extraído desses ambientes.

DESCRIÇÃO

Domingo, 12 de setembro de 2014, por volta das7h30 à equipe EAM061 reuniu-se na Marina do Davi, localizado no Bairro Ponta Negra, zona oeste de Manaus. Com o objetivo de realizar visita técnica nos municípios de Iranduba, Careiro da Várzea e Distrito de Cacau Pirêra em busca de conhecer as áreas de igapó, terra firme e terra de várzea.

Naquela manhã chuvosa de domingo a equipe embarcou em um pequeno bote com capacidade para seis pessoas.Em navegação direta sobre o Rio Negro, a tripulação partiu para o primeiro destino: Município de careiro da Várzea, distante cerca de 2h30min do ponto de partida (Marina do Davi). Ao navegar pelas águas do rio negro, por volta das 8h, passou-se sob a ponte do Rio Negro e realizaram-se registros fotográficos da construção. Durante a navegação perceberam-se alguns aspectos físicos tais como: águasmansas, cor aparentemente escura, semelhante ao chá preto.

Ao cruzar com o encontro das águas (rio Solimões e rio Negro) passou-se a fluviar em águas do rio Solimões, a 01h20min da saída do município de Manaus. Ao adentrar o canal do Paracaúba observou-se que as águas são de aspecto barrento, velocidade superior as do rio negro e o cheiro das águas são diferentes. A equipe chegou ao careiro davárzea por volta das 09h30min da manhã.
Foi realizado contato com o senhor Marcelo Joseph, proprietário de uma pequena propriedade rural localizada no município, onde é realizado cultivo de feijão, abóbora e melancia, dentre outras frutas e verduras.
As características físico-químicas da água encontrada no rio Solimões são de cor branca, pH em média de 6,0 (Mensurado via fita de medir pH), foiobservado também grande porcentagem de partículas de solo argiloso na água e partículas de metais no solo. Na flora observou-se presença predominante de espécies nativas da região de várzea, cuja parte de suas raízes estavam expostas e grandes áreas sedimentadas por conta da velocidade das aguas.
No decorrer do percurso observaram-se troncos de árvores variados sobre as margens do rio. Notou-se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bases para o estudo dos ecossistemas da amazônia
  • Efeitos das mudanças climáticas nos ecossistemas brasileiros
  • Ecossistema
  • ecossistemas
  • Ecossistema
  • Ecossistemas
  • Ecossistema
  • Ecossistemas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!