biologia

Páginas: 15 (3572 palavras) Publicado: 21 de outubro de 2014
Curso: Educação de Jovens e Adultos
Retrospectiva histórica da educação de jovens e adultos no Brasil
A educação de jovens e adultos é necessariamente considerada como parte integrante da história da educação no país, como uma das arenas mais importantes aonde vem se empreendendo esforços para a democratização do acesso ao conhecimento. Nesse sentido se faz necessário iniciar o presente cursofazendo uma revisão histórica das políticas educacionais que marcaram o seu desenvolvimento, discorrendo sobre os principais fatos que ocorreram nas décadas, a começar pela de 30, até os dias atuais.
As Políticas Educacionais voltadas para a Educação de Jovens e Adultos
A educação básica de adultos começou a delimitar seu lugar na história da educação no Brasil a partir da década 30, quandofinalmente começa a se consolidar um sistema público de educação elementar no país. Neste período a sociedade brasileira passava por grandes transformações, associada ao processo de industrialização e concentração populacional em centros urbanos, a oferta do ensino básico gratuito estendia-se consideravelmente, abrangendo setores sociais cada vez mais diversos. A ampliação da educação elementar foiimpulsionada pelo governo federal, mais precisamente a partir da experiência encabeçada por Anísio Teixeira, segundo explica PAIVA (1987, p.172).
A educação de adultos começa assumir importância desde o início dos anos vinte (20) embora englobada no problema mais geral da difusão do ensino elementar. A primeira manifestação importante que anuncia o desvinculamento da educação elementar é oConvênio Estatístico de 1931 no qual se inclui a categoria ensino supletivo. Por outro lado, a experiência do Distrito Federal chamou atenção para importância desse campo de atuação educativa.
A partir dessa experiência o Governo Federal passou a traçar diretrizes educacionais para todo o país, determinando as responsabilidades dos estados e municípios. Tal movimento inclui esforços articuladosnacionalmente de extensão do ensino elementar aos adultos, especialmente nos anos 40.
Nesse período a educação de adultos define sua identidade tomando a forma de uma campanha nacional de massa, a Campanha de Alfabetização de Adolescentes Adultos - CAAA, lançada em 1947.
A confiança na capacidade de aprendizagem dos adultos e a difusão de um método de leitura conhecido como Laubach inspirou a iniciativado Ministério da Educação de produzir pela primeira vez, por ocasião da campanha de 47, material didático específico para o ensino da leitura e da escrita para os adultos.
Contudo, tais campanhas, tanto a CEAA e ligada a ela a CNER, lançadas no final dos anos 40 e início dos anos 50, só sobreviveram até 1963, quando foi lançada outra também extensiva orientada pelo método de Paulo Freire.Alfabetização Conscientizadora
No final da década de 50, como se pode observar, as críticas à Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos dirigiam-se tanto às suas deficiências administrativas e financeiras quanto sua orientação pedagógica. Denunciava-se o caráter superficial do aprendizado que se efetivava no curto período de alfabetização, a inadequação do método para a população adulta e para asdiferentes regiões do país. Todas essas críticas convergiam para uma nova visão sobre o problema do analfabetismo e para a consolidação de um novo paradigma pedagógico para a educação de adultos, cuja referência principal foi o educador Paulo Freire.
O pensamento pedagógico de Paulo Freire, assim como sua proposta pedagógica de alfabetização de adultos, inspirou os principais programas dealfabetização e educação popular que se realizaram no país no início dos anos 60. Esses programas foram empreendidos por estudantes, intelectuais e católicos engajados numa ação política junto aos grupos populares.
Em janeiro de 1964, foi aprovado o plano nacional de alfabetização orientado pela proposta de Paulo Freire. A preparação do plano, com forte engajamento dos estudantes, sindicatos e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Biologia
  • Biologia
  • Biologia
  • Biologia
  • Biologia
  • Biologia
  • Biologia
  • Biologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!