hanseniase

Páginas: 2 (359 palavras) Publicado: 21 de outubro de 2014
RESPOSTA IMUNE NA HANSENÍASE E TESTE INTRA-DÉRMICO
Na Hanseníase ("lepra") também é feito teste intradérmico de forma semelhante ao PPD, entretanto o antígeno é de Micobacterium leprae. Esseantígeno é denominado de antígeno Mitsuda. Como não há ainda um modo de cultivar essas bactérias em meio de cultura, o Mitsuda é obtido de lepromas fervidos, homogeinizados em solução salina durante 60minutos, centrifugado em Milipore e adicionado fenol a 0,5%.
O teste é realizado injetando-se 0,1 mL do antígeno na face ventral do antebraço e a leitura da reação é feita após 21 dias.Com esse teste épossível saber se o paciente tem a forma tuberculóide, wirchoviana ou negativa.Na forma tuberculóide detectamos a enduração no braço, pois o indivíduo tem boa resposta imune celular. Explicaremos aseguir o motivo pelo qual isso ocorre:
Na forma tuberculóide, o paciente possui uma forma de resistência, que é devido a sua população de LTh-1ou LTh-1 de memória  produzindo interferon gama einterleucina 2 que, como vimos anteriormente, inicia a reação imune celular . Com a RIC, esse paciente consegue freiar o desenvolvimento da população de bacilos, pois os macrófagos ativados vão fagocitá-los.Então haverá o endurescimento na pele por ativação dos LTh-1.
Na forma  lepromatosa ou wirchoviana, o paciente não tem resistência, que é devido a sua população de LTh-2, que como vimos antes, produzIL-4 e IL-10. A IL-4 inibe o interferon gama e a IL-10 inibe a expansão clonal dos LTh-1 e LTh-1m. Então não ocorre nem o início da RIC e o indívíduo fica sem resposta, havendo proliferação de bacilosdentro dos macrófagos, sendo estes incapazes de realizar a digestão intracelular pela ausência de INF-gama. Por isso a reação de Mitsuda é negativa (sem reação).
A reação pode estar ausente empessoas que não tem a doença, e não formou linfócitos específicos contra o bacilo.
Fonte: http://ioh.medstudents.com.br/
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Hanseníase
  • Hanseníase
  • Hanseníase
  • hanseniase
  • hanseníase
  • Hanseniase
  • hanseniase
  • Hanseníase

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!