biologia

Páginas: 7 (1722 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2014

Resumo

As altas cifras de mortalidade materna e perinatal que se relacionam com a hipertensão foram palco de uma grande virada na apresentação destes indicadores de saúde. A hemorragia e a infecção perderam o primeiro lugar para a hipertensão na casualidade da morte materna. Também na mortalidade perinatal ela passou a ser responsabilizada pelas maiores cifras registradas no país. Por isso,o trabalho tem como objetivos mostrar o estudo de um caso clínico de paciente atendida em Unidade de Posto de Saúde de Pelotas-RS, no qual foi possível abordar as características de uma gestante de alto risco principalmente para hipertensão arterial, obesidade e incompatibilidade Rh. O estudo visa mostrar a importância de um pré-natal adequado desde o início do diagnóstico de gestação, comacompanhamento de rotina com exames clínicos e laboratoriais específicos para a gestação.


INTRODUÇÃO

As altas cifras de mortalidade materna e perinatal que se relacionam com a hipertensão nas duas últimas décadas foram palco de uma grande virada na apresentação destes indicadores de saúde. A hemorragia e a infecção perderam o primeiro lugar para a hipertensão na casualidade da morte materna.Também na mortalidade perinatal ela passou a ser responsabilizada pelas maiores cifras registradas no país.

No Rio Grande do Sul, em trabalho publicado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, entre 1982 e 1992, na grande Porto Alegre, aconteceu uma queda importante na mortalidade materna global, mas a hipertensão manteve um patamar, passando do terceiro para o primeiro lugar. A SecretariaMunicipal de Saúde do Rio de Janeiro publica seus indicadores para o ano de 1995, e apesar de se notar uma queda de

70 para 40 / 100.000 nascidos vivos, nota-se que a hipertensão apresenta taxa de 25,6%. Cabe relatar que mortes que receberam o rótulo de complicações respiratórias, cardiovasculares ou renais, ocuparam o terceiro lugar com 20%, e certamente entre estas estão várias pacientes comagravamentos de hipertensão na gestação. A Universidade de São Paulo publica estatística que também coloca a síndrome hipertensiva como causa principal de perdas maternas durante o ciclo grávido-puerperal.

A Comissão de Terminologia do Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas (Hughes, 1972), após ampla revisão do tema e das classificações existentes, atualizou a classificação dassíndromes hipertensivas na gravidez (Tabela 1) sendo a mais difundida e aceita pelos serviços obstétricos.

Classificação das síndromes hipertensivas na gravidez:

A - Hipertensão induzida pela gravidez

1 - Pré-eclâmpsia leve e grave

2- Eclâmpsia

B - Hipertensão crônica de qualquer etiologia

C - Pré-eclâmpsia ou eclâmpsia associada à hipertensão crônica

D - Hipertensão transitória

E- Doenças hipertensivas não classificáveis

(Comissão de Terminologia do Colégio Americana de Obstetras e Ginecologistas, 1972).

A citada Comissão define:

PRÉ-ECLÂMPSIA

A pré-eclâmpsia é o desenvolvimento de hipertensão, com proteinúria significante e/ou edema de mãos e face. Ocorre após a 20a semana de gravidez, ou anteriormente a esse período na moléstia trofoblástica. A pré-eclâmpsiaé predominantemente uma patologia da primigesta.

ECLÂMPSIA

A eclâmpsia é o aparecimento de convulsões numa paciente com pré-eclâmpsia. Devem ser excluídas epilepsia e outras doenças convulsivas.

HIPERTENSAO

Os critérios para diagnóstico da hipertensão numa mulher grávida são: elevação de 30 mmHg ou mais nos níveis habituais de pressão arterial sistólica; ou elevação de 15 mmHg ou maisnos níveis habituais de pressão arterial diastólica; ou pressão arterial sistólica de pelo menos 140 mmHg; ou pressão arterial diastólica de pelo menos 90 mmHg. Estas cifras devem ser confirmadas decorrido um período de pelo menos seis horas, com a paciente em repouso.

PROTEINÚRIA

A proteinúria significante é definida como pelo menos 0,3 g/l em urina de 24 horas, ou 1 g/l (1+ ou mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Biologia
  • Biologia
  • Biologia
  • Biologia
  • Biologia
  • Biologia
  • Biologia
  • Biologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!