Biografia

Páginas: 2 (339 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
José de Alencar

O escritor brasileiro José de Alencar nasceu no Ceará, região nordeste do Brasil, no ano de 1829. Antes de iniciar sua vida literária, atuou como advogado, jornalista, deputado eministro da justiça.
Aos 26 anos publicou sua primeira obra: “Cinco Minutos”.Podemos considerar Alencar como o precursor do romantismo no Brasil dentro das quatro características: indianista,psicológico, regional e histórico. 
Este autor brasileiro utilizou como tema o índio e o sertão do Brasil e, ao contrário de outros romancistas de sua época que escreviam com se vivessem em Portugal,Alencar valorizava a língua falada no Brasil.No romance indianista de José de Alencar, o índio é visto em três etapas diferentes: antes de ter contato com o branco, em Ubirajara; um branco convivendo nomeio indígena, em Iracema e o índio no cotidiano do homem branco, em O Guarani.
 É dentro do estilo indianista do escritor José de Alencar que está sua obra mais importante: Iracema. Outra obra tambémconsiderada de grande valor literário é O Guarani, pois aborda os aspectos da formação nacional brasileira.
 Apesar de ser mais conhecido por suas obras literárias, o escritor brasileiro José deAlencar fez também algumas peças de teatro: Nas Asas de um Anjo, Mãe, O Demônio Familiar. 
Faleceu aos 48 anos de idade, em 1877, deixando inúmeras obras que fazem sucesso até os dias atuais.
SuaImportância
A importância do escritor cearense para a nossa literatura e muito alta. Suas obras influenciaram muito para que fosse definido a formação literária nacional, sendo seu estilo um espelho parafuturos escritores.
À sua lição, à sua tentativa de valorizar os assuntos nacionais, os temas históricos, regionais ou populares, à sua alta consciência técnica e artesanal, devem os que se lhe seguiramos meios e sugestões que só tiveram que aperfeiçoar.
Sua contribuição lingüística é também relevante. Rompendo com a acanhada forma de sintaxe lusitana, escreveu numa linguagem simples e de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • biografia
  • Biográfia
  • Biografia
  • biografia
  • Biografia
  • Biografia
  • Biografia
  • Biografia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!