Biografia sobre Charles Chaplin

Páginas: 5 (1049 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014

Charles Chaplin

Charles Chaplin nasceu em Londres no ano de 1889 e iniciou sua carreira como mímico, fazendo excursões para apresentar sua arte. Em 1913, durante uma de suas viagens pelo mundo, este grande ator conheceu o cineasta Mack Sennett, em Nova York (Estados Unidos), que o contratou para estrelar seus filmes.  
Vida e obras de CharlesChaplin
Seu personagem mais famoso foi o vagabundo Carlitos, oprimido e engraçado, este personagem denunciava as injustiças sociais. De forma inteligente e engraçada, este grande artista sabia como fazer rir e também chorar. 
Em 1918, no auge de seu sucesso, ele abriu sua própria empresa cinematográfica, e, a partir daí, fazia seus próprios roteiros e dirigia seus filmes. Crítico ferrenho dasociedade, ele não se cansava de denunciar os grandes problemas sociais, tais como a miséria e o desemprego. Produziu grandes obras como: O Circo, Rua de Paz e Luzes da Cidade.  Pelo filme O Circo, Chaplin ganhou em 1929 seu primeiro Oscar Honorário.
Adepto ao cinema mudo, o também cineasta, era contra o surgimento do cinema sonoro, mas como grande artista que era, logo se adaptou e voltou a produzirverdadeiras obras primas: O Grande Ditador (crítica ao fascismo), Tempos Modernos e Luzes da Ribalta.


Na década de 1930 seus filmes foram proibidos na Alemanha nazista, pois foram considerados subversivos e contrários a moral e aos bons costumes. Porém, na verdade, representavam uma crítica ao sistema capitalista, à repressão, à ditadura e ao sistema autoritário que vigorava na Alemanha noperíodo. Mas o sucesso dos filmes foi grande em outros países, sendo traduzido para diversos idiomas (francês, alemão, espanhol, português). 
Em 1965, publicou sua autobiografia , Minha Vida. Em 1972, Charles Chaplin foi premiado com o Oscar Honorário de melhor trilha sonora pelo filme Luzes da Ribalta.


Morte de Charles Chaplin
No natal de 1977 , o mundo perdeu um dos mais importantes nomesda história do cinema. Sir Charles Spencer Chaplin (16 de abril de 1889 - 25 de dezembro de 1977), o Charlie Chaplin, morreu em conseqüência de um derrame cerebral, aos 88 anos, e deixou um legado de personagens memoráveis.
Filho de artistas, Chaplin nasceu em Walworth, Londres, vivendo nos bastidores do Music Hall, um dos mais imponentes teatros do país. O pai, Sr. Charles Chaplin, abandonou afamília logo após seu nascimento. O ator e o meio-irmão mais velho, Sydney, tiveram que se mudar para a Escola Hanwell para Crianças Órfãs e Destituídas.
Como sua mãe, Hannah Harriete Fill, passava varias horas do dia trabalhando, o único momento que Chaplin tinha com a família era aos finais de semana, quando ela representava acontecimentos de seu dia horas antes do jovem artista dormir. Odestino de Hannah viria a mudar quando sua estabilidade mental começou a ficar prejudicada, sendo internada em um sanatório da cidade.
O primeiro contato de Chaplin com os palcos aconteceu aos 5 anos, em 1894, quando ele se apresentou ao lado da mãe no Music Hall, encantando a platéia.
Já aos 11 anos de idade, o jovem ator conseguiu o papel do gato na peça Cinderela. Mais tarde, em 1903, ingressou noespetáculo Jim, a Romance of Cockayne, interpretando um entregador de jornal por três anos.
A chegada aos Estados Unidos aconteceu em 1912, quando Chaplin representou um palhaço em Fun Factory. Junto ao elenco da peça, o ator resolveu dividir quarto com o artista Stan Laurel, com quem gastava despesas altas para quem ganhava muito pouco no teatro.
A oportunidade no cinema veio quando o produtorMack Sennet acompanhou a peça e o chamou para trabalhar no estúdio Keystone Film Company, onde ele faria três filmes por mês com o salário de US$ 125 por semana.
O talento de Chaplin fez com que ele se lançasse cada vez mais, criando seus próprios personagens e assumindo a direção de suas produções. Assim, em 1914, comandou e estrelou mais de 30 filmes mudos, a maioria deles do gênero comédia,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Biografia charles chaplin
  • Biografia Charles Chaplin
  • Biografia de charles chaplin
  • Trabalho sobre a biografia de charles coulomb
  • Trabalho sobre o filme "o garoto" de charles chaplin
  • Resenha sobre o filme tempos modernos de charles chaplin
  • Resenha sobre o filme Tempos Modernos de Charles Chaplin
  • Resenha crítica sobre o filme de charles chaplin

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!