Relatorio de quimica

Páginas: 9 (2090 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
1 INTRODUÇÃO
Para se realizar qualquer trabalho em um laboratório de química experimental, deve-se ter um conhecimento necessário das principais técnicas de manuseio de vidrarias e equipamentos empregados em qualquer trabalho de análise química. É importante o conhecimento de aferições e calibração de buretas, pipetas volumétricas, balões volumétricos e demais vidrarias elementares, assim comoconhecer métodos específicos para determinação de massa, leitura de volumes e tratamento de dados coletados.¹ (VOGEL, 2002)
A calibração de uma aparelhagem consiste na determinação da massa da água que uma certa vidraria contém. Sabendo-se a temperatura da água destilada e a sua massa específica, pode-se calcular o volume aferido nas condições dadas. É importante enfatizar a determinação datemperatura na calibração de uma aparelhagem, uma vez que a massa específica da água a ser utilizada nesse processo, apresenta valores distintos para temperaturas diferentes.¹ (VOGEL, 2002)
Após a determinação do volume real, pode-se efetuar uma comparação com o volume demarcado pela vidraria na sua temperatura de calibração. Isso é feito com o uso de grandezas estatísticas (desvio padrão, errosrelativos e médias) e, com isso, verificar o quão acurado e preciso está a marca de calibração. É necessário conhecer a acurácia das amostras determinando a concordância entre uma medida e o valor verdadeiro, ou mais provável, da grandeza com que se trabalha.¹ (VOGEL, 2002)
Todos os equipamentos volumétricos (de vidro, principalmente) utilizados em uma análise quantitativa devem estar perfeitamentelimpos antes do uso, pois a presença de substâncias gordurosas nas suas paredes internas pode induzir erros no resultado final da análise. Verifica-se o estado de limpeza de um aparelho volumétrico enchendo-o com água e observando-se o seu escoamento. Se gotículas ou uma película não uniforme de água, aderentes às paredes internas do equipamento, forem detectadas, então se torna necessário limpá-lo.²(MENDHAM, 2002)
As soluções de limpeza mais usadas na lavagem dos equipamentos volumétricos são basicamente água (da torneira e destilada) e detergente 1 a 2%, aquecer quando for necessário. Há também o uso de soluções de limpeza especificas para a buretas e balões volumétricos como, por exemplo, uma mistura sulfonítrica, alcoolato de sódio ou potássio, ácido nítrico ou clorídrico e tantosoutros.³ (PINTO, 2005)
Ao calibrar um equipamento volumétrico com maior exatidão mede-se o volume real que está contido ou que é transferido para um determinado instrumento, o procedimento deve ser realizado nas mesmas condições em que o equipamento será utilizado. Para a calibração, determina-se a massa de água contido ou liberado do equipamento de interesse, à temperatura conhecida. Determina-se ovolume pela equação d = m/v. A densidade (d) da água é obtida em Hanbook a várias temperaturas, a massa obtém-se experimentalmente e o volume real (v) do equipamento é calculado. A calibração deve ser realizada, no mínimo em duplicata sendo que o erro relativo entre duas medidas não deve ultrapassar 1%.4 (FERNANDES, 2010). A Tabela 1 mostra o volume de 1g de água corrigido para várias temperaturas.Nunca se deve secar balão volumétrico, pipeta e a bureta na estufa. A aferição destes materiais deve ser feita pelo menos duas vezes, logo se não houver concordância, deve-se repetir. Após a limpeza da bureta e pipeta deve-se secá-la usando uma trompa de vácuo atentando-se para vedar a extremidade superior com lenço de papel ou papel de filtro.4 (FERNANDES, 2010)
Tabela 1: Volume ocupado por 1g de água corrigido para várias temperaturas.
Temperatura (T1) ºC
Volume de 1 g de água (mL) à T1 ºC Corrigido (T2)
20
1,0029
21
1,0031
22
1,0033
23
1,0035
24
1,0038
25
1,0040
26
1,0042
27
1,0045
28
1,0048
29
1,0050
30
1,0053


2 OBJETIVOS
O experimento teve como objetivo, mostrar como são os procedimentos de calibração levando em consideração a temperatura, visando o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • quimica relatorio reacoes quimicas
  • Relatorio de quimica
  • Relatório química
  • Relatório de quimica reações quimicas
  • Relatório de quimica
  • Relatório de quimica
  • relatorio de quimica
  • Relatorio Quimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!