Biografia santiago calatrva

434 palavras 2 páginas
Santiago Calatrava pevsner vall, nascido em 1951 na cidade de Benimamet, espanha, por ter uma família rica estudou em boas escolas, e fez vários intercâmbios, mas por fim se formou na Escuela Tecnica Superior de Arquitectura, em valência no ano de 1974, uma instituição relativamente nova, onde se formou em arquitetura e fez um curso de pós-graduação em urbanismo. Nessa época muitos arquitetos preferiam ser autodidata. Depois mudou-se para Zurique em 1979, onde se formou em engenharia civil, no instituto federal de tecnologia suíço, doutorando-se em 1981 com a tese “encurvamento de estruturas tridimensionais”. Nesse periodo que conheceu e casou-se com sua esposa que cursava direito na mesma cidade.
Para se tornar conhecido, Calatrava começou a participar de competições, na qual por fim conseguiu ganhar a concorrencia, 1984, para projetar e construir o Bach de Roda Bridge, encomendado para os Jogos Olímpicos de Barcelona. Onde conseguiu muito reconhecimento, foi quando em zurique estabeleceu seu primeiro escritório. E após o projeto para barcelona, a demanda de pedidos começou a crescer, foi quando em 1989, em paris abriu mais um escritório. Santiago ficou muito conhecido, e muito cotado pra administrar varios projetos publicos, e em 1985 o arquiteto e engenheiro teve a primeira exposição dos seus trabalhos, em Zurique na galeria Jamile Weber, com nove esculturas.
Houve mais quatro exposições individuais: uma no Instituto Real de Arquitetos Britânicos, em 1992, outra no Museu de Arte Moderna de Nova York, em 1993. Umas das maiores foi apresentada no Palazzo Strozzi, em Florença, Itália, de outubro de 2000 a janeiro de 2001. Uma exposição semelhante, mas menor, foi montado em Dallas no novo Meadows Museum em 2001.
Santiago calatrava fez e ainda faz muitas obras mundialmente conhecidas, atualmente Calatrava tem um grande projeto no Brasil, “O museu do amanhã” o qual tem previsão pra ficar pronto em 2014.

Entre as honras e prêmios dados a Santiago Calatrava

Relacionados