Biografia De Thomas Hobbes O Leviat Cap

2707 palavras 11 páginas
Thomas Hobbes – O Leviatã
Análise dos capítulos XIII e XIV

Thomas Hobbes - Biografia

Filósofo inglês do século XVII, fundador da filosofia moral e política inglesa.

Nasceu em 5 de Abril de 1588, na cidade de Westport, Estado de Malmesbury, Inglaterra.

Quando ainda criança, o pai de Hobbes, um humilde vigário, entregou a sua tutela a seu tio, que lhe proporcionou muito boa educação.

Aos 4 anos Hobbes foi enviado para a escola, em Westport, a seguir para uma escola privada, e com quinze anos foi para a Universidade de Oxford, onde aprendeu lógica e filosofia, principalmente a do grego Aristóteles.
Entre 1608 e 1610 foi tutor de Lord Hardwich (futuro conde de Devonshire), com quem viajou pela Itália e se fixou na França. Nessa época, começou a estudar as obras de Galileu, Kepler e Euclides. Na Itália visitou Galileu, que teve influencia decisiva na formação de suas ideias filosóficas, que o levou a fundir suas preocupações com os problemas sociais e políticos com seu interesse pela geometria e o pensamento dos filósofos mecanicistas.
Hobbes voltou à Inglaterra em 1637, onde sustentou violentos debates sobre suas ideias, numa época em que a situação política anunciava uma guerra civil.
Hobbes que estava a favor do poder real, se retirou para a França, em 1640, na eminência da guerra cívil inglesa quando o Arcebispo Laud e o Conde de Strafford, principais auxiliares do rei, foram levados à torre acusados de conspiração. Seu tempo em Paris foi de intensa atividade intelectual. Refutou Descartes, ensinou matemática ao futuro Carlos II (filho de Carlos I) da Inglaterra.
No ano de 1645, produz seu primeiro tratado, Elementos de Lei Natural e Política.
Em 1651, Hobbes lançou “O Leviatã”, onde confirma e amplia seu trabalho sobre política. Como o Leviatã desgostou a Igreja Católica e o Governo Francês, foi pressionado a deixar o

Relacionados

  • filosofia
    7655 palavras | 31 páginas
  • LIVRO PROPRIET RIO FUNDAMENTOS DAS CI NCIAS SOCIAIS
    48055 palavras | 193 páginas