Biografia de manuel antonio de almeida

Páginas: 3 (512 palavras) Publicado: 22 de setembro de 2014
Manuel de Antônio de Almeida
Nasceu no dia 17 de Novembro de 1831, no bairro pobre da Gamboa, no RJ. Em 1840 foi morar no centro da cidade, perto da Igreja de Bom Jesus Calvino. Pouco tempo depoisseu pai, tenente Antonio de Almeida, deixando sua mãe Josefina maria de Almeida viúva e com 4 filhos (ele, um irmão e mais duas irmãs), vivendo em uma pensão. Apesar da vida sofrida, Maneco (como erachamado) concluiu seus estudos no Colegio São Pedro de Alcantara e em seguida entrou para o curso de desenho na escola belas artes, mas percebeu que não tinha vocação para artes plásticas. Então emabril de 1848 entrou na escola de medicina.
Como sua família estava passando por muitas dificuldades ele começou a trabalhar no Jornal A tribuna Catolica, foi ai que despertou seu amor pelaliteratura. Nessa mesma época ele começou a publicar poemas em revistas literárias e até participou de de uma coletania chamada Harpejos Poeticos.
Em 1849 ele entrou no jornal O correio Mercantil, que era umdos jornais mais importantes da época. Ele começou a mostrar nessa época toda a sua versatilidade, escrevendo crônicas, criticas literárias, reportagens e até artigos médicos.
Em 1855 ele conclui afaculdade de medicina, porem não segue carreira. Pouco tempo depois ele foi convidado para ser diretor da Imperial Academia de Opera, mas o cargo não tinha nenhuma remuneração, é quase certo que seunome foi posto para ser o diretor por conta de um drama lírico que ele escreveu (com 3 atos), chamado Dois amores.
Em 1857, ele começou a trabalhar como administrador da tipografia nacional, nesseperíodo ele conheceu um jovem que trabalha como aprendiz, esse jovem sempre recebia queixas pelo fato de se distrair lendo livros, o jovem era Machado de Assis. Impressionado com o talento do menino,Manuel Antonio de Almeida, o apresentou para os amigos e assim iniciou a carreira do jovem no jornalismo.
Em 1858 entrou para a fundação Liceu de Artes e Oficios, como professor.
E em 1861 morreu em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Antônio Manuel de Almeida
  • Manuel Antonio de almeida
  • Manuel antonio de almeida
  • Apresenta o manuel Antonio de Almeida
  • Biografia de Manuel António Pina
  • Biografia Manuel Antonio Bandeira
  • Vida e Obra Manuel Antonio de Almeida
  • Resumo memórias de um sargento de milicias de manuel antônio de almeida.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!