biografia de Lavousier

601 palavras 3 páginas
Antoine Laurent Lavoisier (1743 - 1794)

Antoine Lavoisier Laviosier nasceu na cidade de Paris a 26 de agosto de 1743,filho de um rico negociante e proprietário de terras e órfão de mãe ainda muito pequeno, foi criado pelo pai e por uma tia solteira. Como sua família tinha boas condições financeiras, ele foi muito bem educado e estudou na Collège Mazarin. Tornou-se pioneiro na Química, Fisiologia, Economia, Finanças, Agricultura Científica, Administração Pública e Educação, e com 22 anos de idade, ganhou uma medalha de ouro da Academia de Ciências por ter feito um projeto de iluminação para as ruas de Paris, mais foi nas Ciências, especialmente na Química, sua área de maior interesse.
Em 1768, torna-se membro da Academia Real de Ciências da França, como reconhecimento pelo estudo geológico da França e pela pesquisa sobre a gipsita e o gesso. Com o astrónomo e matemático Pierre Laplace, em 1783, Lavoisier mostrou que a água é um composto de oxigénio e hidrogénio, estabelecendo deste modo as regras básicas das combinações químicas.Lavoisier estabeleceu que os compostos orgânicos contêm carbono, hidrogénio e oxigénio,a partir de medidas quantitativas das alterações durante a respiração, mostrou que o dióxido de carbono e a água fazem parte dos produtos da respiração.
Aos 25 anos de idade, Lavousier se associou à Ferme Générale, uma sociedade privada que tinha o direito de cobrar impostos em nome da Coroa Francesa, o dinheiro que ele obteve ao comprar ações dessa instituição custearam grande parte das suas pesquisas. O cuidado com que planejava seus experimentos e suas observações detalhadas,consagrou-o como um dos pais da Química Moderna.Foi o primeiro a sistematizar a matéria segundo sua propriedade e peso determinado, anunciando assim, as Leis de Conservação de Massa, conhecida atualmente como, "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma".Dedicou-se ao estudo experimental da combustão e do enferrujamento dos metais, fazia experimentos

Relacionados

  • A BIOGRAFIA DOS CIENTISTAS E SUAS COLABORAÇÕES PARA A CIÊNCIA.
    5220 palavras | 21 páginas