biofisica

Páginas: 16 (3779 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Univesidade Anhanguera – Uniderp

Fisioterapia
Biofísica



Radiação


















Campo Grande
19 de novembro 2013
Univesidade Anhanguera – Uniderp

Fisioterapia
Biofísica











Radiação



Trabalho desenvolvido durante a diciplica
de Biofísica como parte das notas desse semenstre
do curso de fisioterapia
pela professora MônicaMeinert.











Campo Grande
19 de novembro 2013


Sumário

















Introdução

A história das radiações começou em 1895 com a descoberta experimental dos raios-X por Roentgen. A previsão teórica já havia sido feita alguns anos antes por Helmholtz, que falecera um ano antes de seu estudo ser comprovado experimentalmente.Roentgen estudava descargaselétricas a través de um tubo de raios catódicos (feixe de elétrons).
Roentgen observou uma luminescência fraca ao aplicar uma diferença de potencial de algumas dezenas de quilo volts entre os eletrodos do tubo. Ele apagou a luz da sala para observá-la melhor e se surpreendeu ao ver que uma placa de vidro coberta com platinocianeto de bário colocada a um metro do tubo também luminescia. Os raiosatravessavam tudo. Os responsáveis por esse fato não poderiam ser os raios catódicos produzidos, pois eles possuíam uma capacidade de penetração no ar de somente uns poucos centímetros.Roentgen concluiu que o tubo emitia raios muito mais potentes, ainda desconhecidos e que podiam até atravessar corpos humanos e sensibilizar filmes fotográficos. Assim foi descoberta uma nova forma de se observar ointerior dos corpos, causando uma grande revolução na área de Medicina diagnóstica. Cerca de 45 dias após a descoberta dos Raios-X, Roentgen tirou a primeira radiografia da mão de sua esposa, expondo-a durante15 minutos. A radiografia é mostrada na figura1. Ele foi o primeiro físico a ganhar o prêmio nobel de Física em 1901
Figura 1







Radiação

A primeira lei da radioatividade que dizque o átomo de um elemento radioativo ao emitir partículas alfa origina um novo elemento com massa de 4 unidades reduzidas e número atômico com 2 unidades reduzidas ( Soddy,1911).
A segunda lei da radioatividade diz que quando o nuclídeo de um elemento radioativo libera partículas β (beta) se transforma em um novo elemento com mesma massa e uma unidade a mais no número atômico.( Soddy, Fajjans eRussel, 1913)
Um elemento químico pode emitir de forma espontânea uma radiação e se transformar em um novo elemento químico denominando de transmutação natural. Quando isso ocorre de forma induzida denominam-se transmutações artificiais.
A transmição de energia atraves do espaço é chamada radiação. Num sentido amplo, radiação é aquilo que irradia (sai em raois) de algum lugar. É um processo detransmissão do calor não depende da presença de um meio material, podendo ocorrer atraves do vácuo. A energia solar, por exemplo, chega ate nós dessa forma.
A radiação não se sente, não se vê, não provoca quaisquer sensações imediatas na sua presença, mas a radiação provoca cancer e danos no DNA (mutações) que são transmitidos geneticamente de geração em geração. A radiação provoca morte celular.A radiação pode ser de natureza corpuscuclar (de partículas) ou ondulatória (de ondas). Quando a natureza da radiação é corpuscular, suas características são determinadas pela carga, massa de repouso e velocidade das partículas que a compõe. Prótons, nêutrons, elétrons, dêuterons e partículas alfa e beta, são exemplos de radiação corpuscular.
A radiação de natureza ondulatória é constituída porcampos eletromagnéticos que variam no espaço e no tempo, e, na maioria das vezes é denotada por radiação eletromagnética. É definida pela amplitude e pela frequência de oscilação da onda que a compõe. A velocidade de propagação da radiação eletromagnética é sempre constante.
Qualquer objeto libera energia radiante, objetos a uma maior temperatura liberam mais energia radiante que objetos a uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Biofisica
  • Biofisica
  • Biofisica
  • biofisica
  • biofisica
  • Biofisica
  • biofisica
  • Biofisica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!