Biodisiel

Páginas: 7 (1640 palavras) Publicado: 2 de junho de 2013
PRODUÇÃO DE BIODIESEL ATRAVÉS DA TRANSESTERIFICAÇÃO DE ÓLEOS VEGETAIS in natura E RESIDUAL NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E ENSINO MÉDIO

PROFº ORIENTADOR: DIEGO MARLON SANTOS

ALUNA:

CAROLINE DO AMARAL

COLÉGIO ESTADUAL ENIRA MORAES RIBEIRO – EFMP
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ

RESUMO

A crescente preocupação em relação ao meio ambiente e a rápida diminuição dereservas de combustíveis fosseis no mundo, além do aumento do preço do petróleo, levam à exploração de óleos vegetais na produção de combustíveis alternativos. O Brasil por ser um grande produtor de oleaginosas e ao mesmo tempo possuir um déficit energético no qual se refere ao diesel, torna importante o desenvolvimento de alternativas para suprir esta necessidade, contribuir para o aumento de rendada população mais carente e diminuir a poluição causada pelo uso dos combustíveis fósseis. O objetivo deste trabalho é apresentar aos alunos da Educação Profissional do Curso Técnico em Química e os alunos do Ensino Médio a importância da preparação do biodiesel por meio de um experimento de laboratório, ajudando a motivar uma boa discussão em sala de aula sobre novas fontes renováveis de energiae sobre as reações químicas envolvidas durante o processo.
Palavras-Chave: biodiesel, transesterificação, cotidiano

INTRODUÇÃO
A maior parte de toda a energia consumida no mundo provém do petróleo, uma fonte de energia finita, poluente e não-renovável. Desta maneira, a busca por fontes alternativas de energia no Brasil, que ainda importa 2 bilhões de litros de diesel por ano, é uma dasestratégias para a produção de energia a partir de fontes renováveis.
O consumo brasileiro de diesel, em 2003, foi de cerca de 38 bilhões de litros e, em 2005, o Brasil ainda importava cerca de 11% de óleo diesel. Atualmente cerca de 40 bilhões de litros desse combustível são usados, ocorrendo a importação de 2 bilhões de litros por ano – o equivalente a 5% do diesel consumido (Kaplan e cols., 2007).Portanto, a busca por fontes alternativas de energia é de grande importância para a economia brasileira (Guarieiro, 2006).
O biodiesel é um substituto do diesel. São ésteres metílicos e etílicos de ácidos graxos que podem ser obtidos a partir da reação de transesterificação de triglicerídeos. Tal reação consiste em reagir óleos vegetais ou gorduras animais com álcoois e presença de catalisador,como mostra a figura abaixo.

No Brasil, devido à grande diversidade de espécies oleaginosas, pode-se produzir biodiesel a partir de diferentes óleos vegetais como soja, milho, amendoim, algodão, babaçu e palma (Ferrari e cols., 2005). Além disso, esse biocombustível pode ser produzido a partir de óleos de frituras e de sebo bovino, reduzindo, assim, os riscos de poluição ambiental causados poresses materiais (Suarez e cols., 2007; Costa Neto e cols., 2000).
No Brasil, o Congresso Nacional aprovou a lei n° 11.097, em 13/01/2005, que tornou obrigatória a adição de 2% de biodiesel ao diesel (B2) até 2008 e a adição de 5% (B5) até 2013 (Geris e cols., 2007).
O biodiesel é um combustível obtido de fontes limpas e renováveis (ciclo curto do carbono) que não contém compostos sulfurados(não contribui para formação de chuvas ácidas) e aromáticos; apresenta alto número de cetanos (o correspondente a octanos na gasolina); e é biodegradável. Esse biocombustível, quando comparado ao diesel, oferece vantagens para o meio ambiente como a redução de emissões de dióxido de carbono (CO2, o principal responsável pelo efeito estufa) e de materiais particulados. Essas vantagens são traduzidas emmenos custos com a saúde pública, visto o grande consumo de óleo diesel nos transportes rodoviários e automotivos nas grandes cidades.(Costa Neto e cols., 2000).
O objetivo deste projeto mostrará a importância da produção de biodiesel, que é um tema de interesse econômico e ambiental, por via metílica (metanol) catalisada por hidróxido de sódio (soda cáustica) reagindo com diferentes óleos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Biodisiel
  • Biodisiel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!