biodiesel combustivel renovavel

Páginas: 9 (2120 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Óleo Biocombustível Ecológico 
Em fase de teste
USO DO ÓLEO BRUTO DE GIRASSOL (OBG) COMO COMBUSTÍVEL
          Existem duas possibilidades de utilização de óleos vegetais como combustível: a primeira é direta, a segunda, mais pesquisada e difundida, é o emprego do óleo vegetal transesterificado, transformando-o em biodiesel. 

           A transesterificação de óleo vegetal é feita pormeio de um processo químico que envolve o uso de álcool e um catalisador, que, normalmente, é o hidróxido de sódio (soda cáustica). O biodiesel já é utilizado em larga escala em vários países, puro ou misturado ao diesel comum, não havendo mais dúvidas de que se trata de um excelente combustível renovável, que causa muito menos poluição que o óleo derivado do petróleo. 

           Com relação aouso direto de óleos vegetais nas regiões de climas tropical e subtropical, a maior dificuldade que existe é com relação à viscosidade elevada dos óleos vegetais, que não permite sua combustão total, principalmente em motores de injeção direta, podendo levar a possíveis problemas de formação de resíduos nos bicos injetores e nos cilindros do motor. 

           O Centro de Testes, Avaliação eDivulgação/DSMM/CATI/SAA-SP, iniciou em 2001, em sua unidade "Ataliba Leonel", em Manduri-SP, uma avaliação da possibilidade de uso do óleo bruto de girassol, obtido através de prensagem a frio e filtragem por gravidade em pano de algodão. 

           O objetivo principal desses testes é obter informações definitivas e seguras que permitam acrescentar opções de uso e comercializaçãorelativamente à produção do girassol, visando, assim, estimular o agricultor familiar paulista e de outros Estados a adotarem essa cultura, que é apta a ser plantada no período de segunda safra (safrinha), não concorrendo com a cultura de verão. 

           Os testes iniciais foram executados misturando-se esse óleo ao diesel . As porcentagens do óleo de girassol na mistura foram aumentadas até um totalde 100%. Os testes foram realizados em motores diesel de diversas potências (06 a 123CV), de injeção indireta e direta e, em todos os casos, foram bastante positivos, com redução de consumo variando de 10 a 25% e com a impressão muito evidente de aumento de potência (naquele momento não se dispunha de aparelhos para medir e garantir esse aumento de potência). Esses testes tiveram poucas horas deduração, ficando a dúvida sobre os resultados do uso do óleo bruto de girassol (OBG) durante longos períodos. 

           A partir de 2002, iniciou-se os testes de longa duração. Para isso, a CATI teve o apoio técnico e operacional da PROMAX - BARDAHL, que disponibiliza atualmente seu funcionário Marcelo Escarabajal para dar assistência especializada às necessidades do projeto. O primeirotrator a ser testado foi um MF 235, ano 1978, cujo motor Perkins de 3 cilindros e injeção indireta estava com, aproximadamente, 5.000 horas de uso. Não foi realizada nenhuma adaptação, nem manutenção no motor; a bomba injetora foi recuperada para início do teste, pois estava avariada. Não houve também nenhuma adaptação na bomba injetora. Após 133 horas de uso exclusivo de OBG como combustívelefetou-se uma avaliação na bomba injetora pelo mecânico responsável por sua recuperação. 

           A avaliação também foi extremamente positiva, não existindo até aquele momento nenhum tipo de resíduo ou outro problema qualquer. Segundo o mecânico, com larga experiência em manutenção de bombas injetoras, se o combustível utilizado fosse o óleo diesel, com certeza já haveria na bomba algum resíduo.Esse trator trabalhou 690 horas com uso exclusivo de OBG. Durante todo esse período seu desempenho foi excelente, com consumo médio de 2,8 litros de óleo de girassol por hora de serviço, bastante inferior à média de consumo de óleo diesel de petróleo (ODP). Praticamente todo serviço executado foi realizado com utilização da tomada de força. 

           Com 200 horas foram substituídos o óleo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Combustíveis Renováveis
  • Combustíveis Renováveis
  • Combustiveis renovaveis e não renovaveis
  • Combustíveis renováveis e não renovaveis
  • Combustíveis renováveis
  • Combustíveis fósseis x combustiveis renováveis
  • Por que substituir combustíveis não renováveis por renováveis
  • Combustíveis fósseis x combustíveis renováveis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!