Biocombustiveis

Páginas: 4 (977 palavras) Publicado: 5 de maio de 2014
1.Concepção teórica de geração

Motor de explosão ou de combustão de quatro tempos. Ele é chamado assim porque seu funcionamento se baseia exatamente em quatro estágios ou tempos diferentes. Vejacada um deles:
1º Estágio:
Nesse estágio, o pistão do motor move-se para baixo e puxa a mistura de combustível (vapor) e ar atmosférico através da válvula de entrada.
2º Estágio: 
Depois que acâmara de combustão foi preenchida, a válvula de entrada da mistura de ar e vapor de combustível é fechada e o pistão sobe, comprimindo essa mistura.
É muito importante que o combustível aguente bemessa compressão, não explodindo antes do 3º tempo. Se o combustível explodir prematuramente durante a compressão, diminuirá a potência do motor e produzirá um ruído conhecido como batida de pino(knocking). Gasolinas com maior índice de octanagem são melhores por causa disso: quanto maior o índice de octanagem, mais resistente a gasolina será à compressão sofrida e melhor será o desempenho do motor.É por isso também que se adicionam antidetonantes à gasolina, como o etanol.
3º Estágio: 
Quando o pistão atinge o ponto máximo, a vela de ignição emite uma faísca elétrica que provoca a explosão,deslocando o pistão para baixo. A energia cinética dos gases em expansão é transmitida para o pistão, que movimenta o eixo do virabrequim.
Essa parte é muito importante, pois é nela que a energiaquímica (proveniente da combustão) é transformada em energia mecânica (que vai mover o eixo).
Uma imagem da faísca produzida pela vela de ignição é mostrada a seguir:
4º Estágio: 
O pistão sobenovamente e a válvula de exaustão ou de saída é aberta, permitindo que os gases formados na combustão sejam liberados. Quando essa válvula se fecha, a válvula de entrada é aberta e o processo recomeça.1.1 Biocombustíveis
São combustíveis produzidos a partir da biomassa (matéria orgânica), isto é, de fontes renováveis – produtos vegetais ou compostos de origem animal. As fontes mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Biocombustiveis
  • Biocombustiveis
  • Biocombustíveis
  • Biocombustíveis
  • Biocombustíveis
  • BIOCOMBUSTÍVEIS
  • Os biocombustiveis
  • Biocombustivel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!