BIM BUILDING INFORMATION MODELING

4532 palavras 19 páginas
BUILDING INFORMATION MODELING (BIM)

Muito tem-se falado sobre BIM atualmente, porém, por ser uma tecnologia ainda pouco conhecida da maioria dos profissionais, havendo muitos enganos e desinformações sobre seu real funcionamento. Foi em 1970 que na Geórgia, Estados Unidos, um professor chamado Charles Eastman começou a escrever sobre a necessidade de acrescentar informação aos projetos para elevá-los à condição de modelo virtual. Somente 20 anos mais tarde o conceito foi batizado de BIM e começou a ganhar força na Europa e Estados Unidos. A onda BIM chegou no Brasil por volta de 2006 e gerou grande frisson. Sem saber muito bem o motivo, todo profissional de AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção) foi praticamente intimado a se adaptar ao BIM. A maioria não entendia por que isso tinha que acontecer tão de repente, sem saber que o assunto já estava sendo debatido há mais de 40 anos. O equívoco mais comum, segundo Krygiel e Nies (2008), é pensar em BIM como um software – ou programa computacional- quando o software na verdade é apenas uma parte do sistema.
Os mesmos autores definem BIM como informações sobre todo o edifício e um conjunto completo de documentos de projetos armazenados em um banco de dados integrado. Todas as informações são paramétricas e, assim, interligadas. O projeto é elaborado em três dimensões e, havendo quaisquer alterações a um objeto dentro do modelo, essas são refletidas instantaneamente em todo o resto do projeto em todos os pontos de vista. Em um mesmo arquivo é possível colocar informações para desenhos, tomadas de decisão, produção de documentos, previsões de desempenho de construção, estimativas de custos, planejamentos de construção.
Usando a tecnologia CAD, ou a prancheta, cada trabalho é elaborado separadamente, sem existir uma comunicação direta entre o trabalho previamente realizado, havendo uma enorme quantidade de esforços dobrados e retrabalhos. O mesmo não acontece usando programas BIM, onde todo o serviço já executado

Relacionados