bibliografia

Páginas: 3 (685 palavras) Publicado: 28 de maio de 2014


A Filosofia na cidade

Disciplina: Filsofia

Introdução

A nossa sociedade é constituída por um espaço público em que todos nós podemos visitar e, um espaço privado.
O ser humanoquando nasce é logo integrado numa sociedade, ficando automaticamente com os seus direitos e com os seus deveres perante a sociedade. Por isso devemos cumprir todos os nossos direitos e deveres paraobtermos uma sociedade mais justa e igual para todos.














A filosofa na Pólis
A Pólis surgiu pela junção de pequenos estados independentes. A palavra Pólis não é só dirigida aoestado, mas é também dirigida à cidade e aos cidadãos. Um cidadão quando nasce, habitua-se ao modo de vida presente na Pólis, aos seus costumes e ás suas leis, à religião. Isto forma um cidadão eeduca-o.
A vida quotidiana do Homem tende ser cada vez mais crítica, mais racional mais interventora na sociedade e ainda mais consciente dos seus atos. É a partir da democracia que o povo reconheceigualmente todos os outros cidadãos perante as leis e participa nas decisões com vários interesses. A cidadania constrói-se pela igualdade e pela liberdade dos cidadãos.

Espaço público e espaço privadoEspaço Público: O ser humano, como o ser livre que é, socializa com as outras pessoas e assim integra-se na sociedade de hoje. Quando uma pessoa se integra na sociedade tem o direito departicipar na vida política, ou seja, deve participar, nos assuntos práticos, enquanto cidadão. Cada vez que o Homem age está a interferir no espaço público.
Espaço Privado: O espaço privado é a intimidadede uma pessoa, ou seja, o espaço que partilha com a família. Um espaço interdito a pessoas desconhecidas onde se faz a gestão de tudo o que se passa na vida, trabalho, filhos...
O equilíbrio entre oespaço público e o privado é aquilo que equilibra, igualmente, as nossas intenções, vontades, sensações e emoções.




Convicção, tolerância e diálogo- a construção da cidadania
Com os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • bibliografia
  • Bibliografia
  • Bibliografia
  • Bibliografia
  • Bibliografia
  • BIBLIOGRAFIA
  • bibliografia
  • Bibliografia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!