BHERING, Elaine Rossetti e BOSCHETTI, Ivanete. Política Social. Fundamentos e história. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2008. (pp47-62; 63-71)

438 palavras 2 páginas
1- Explique porque podemos relacionar o surgimento das políticas sócias à luta de classes.

2- Citem as primeiras iniciativas de política social Segundo Behring e Boschetti “não se pode indicar com precisão um período específico de surgimento das primeiras iniciativas reconhecíveis de políticas sociais”. Entretanto, as autoras sinalizam que seu surgimento está relacionado à ascensão do capitalismo, à revolução industrial, às lutas de classe e ao desenvolvimento da intervenção estatal. Discorra sobre o contexto econômico, social e político de origem das políticas sociais e explique as razões pelas quais as primeiras legislações reguladoras da vida dos trabalhadores pobres, antes da revolução industrial, não devem ser consideradas políticas sociais.

3- Quais os elementos importantes para efetuarmos uma analise das políticas sociais em diferentes conjunturas.
O desafio permanente tem sido no sentido de articular, em uma mesma publicação, uma quantidade grande e heterogênea de temas e áreas sociais, com o intuito de acompanhar e analisar, sistematicamente, o desenrolar dos processos concretos que as afetam, abordando questões ligadas às condições de vida sob o prisma de cada área, à evolução do quadro institucional em cada setor das políticas sociais, à análise dos principais programas/ações – combinando as dimensões físicas dos indicadores com os níveis de execução financeira – sempre tendo por base o trabalho cotidiano de pesquisa realizado pelos técnicos e colaboradores da Diretoria de Estudos Sociais
4- As políticas sociais passam ampliar a idéia de cidadania e desfocalizar ações voltadas apenas para o combate da pobreza extrema. Isso só é possível com uma mudança no papel do Estado. Segundo o texto quais foram essas mudanças.
Devido às recentes transformações das políticas sociais, as quais deixaram de ser social-democratas para serem neoliberais, ocorreu o abandono da perspectiva dos direitos sociais em favor do domínio do mérito medido pela

Relacionados