bfvgfv

990 palavras 4 páginas
Trabalho De Sociologia 3°Bimestre

Nome: Gabrielle Lino n°: 15 Série: 2°D Professor: Guilherme Quando surgiu a profissão de historiador? (Geral)
A profissão de historiador surgiu na Antiga Grécia, com os primeiros relatos de viagens. Durante muito tempo o historiador limitou-se a ser um mero cronista ou narrador, centrando os seus relatos, essencialmente, nos fatos e nas datas dos acontecimentos.
Atualmente, o historiador procura não apenas narrar o passado, mas também compreender todos os aspectos relacionados com a evolução dos acontecimentos. A história procura entender e explicar os acontecimentos históricos, existindo por parte do historiador um interesse em compreender a forma como se processa determinada realidade e os motivos por que ela sucede. Assim, os historiadores pesquisam e analisam os acontecimentos e as atividades do passado das sociedades humanas, tendo sempre presente a preocupação de interpretar as informações que recolhem. Para isso, utilizam muitas fontes de informação (escritas e não escritas), nomeadamente jornais, revistas, livros, diários, cartas, gravações, fotografias, entrevistas ou filmes.
A profissão de Historiador ainda não é regulamentada. Entidades como a ANPUH (Associação Nacional dos Professores de Historia) e alunos de Historia defendem a criação e regulamentação da profissão, mas não existe nada de concreto a caminho.
Agora, espera-se que alguém que escreve um livro de História seja pelo menos formado em História. Mas de maneira nenhuma isso é impeditivo. Grandes historiadores eram na verdade juristas, literatos, etc. Para dar um exemplo Philippe Ariès, grande historiador medievalista francês se auto intitulava Historiador Domigueiro, por não ser um historiador de profissão (trabalhava com importação de frutas). Mas nem por isso deixou de publicar importantes obras e ser reconhecido.
Enfim, é possível ser historiador sem ser bacharel,

Relacionados