Bersarista

302 palavras 2 páginas
Berçarista
Sinônimos:
Auxiliar de berçário
Berçarista é um profissional que tem como papel zelar pelo bem-estar de crianças, proporcionando habilidades educacionais, de higiene pessoal, alimentação, recreação e de saúde, na tentativa de garantir assim o desenvolvimento delas.
Berçarista é uma profissão de grande responsabilidade, visto que esses profissionais cuidam de bebês e crianças com até seis anos de idade. Graduação necessária Não é necessário ter nível superior para exercer a função de berçarista. Contudo, é recomendado que o profissional tenha experiências, cursos e treinamentos de formação profissional.
Os cursos profissionalizantes têm carga horária entre quarenta e sessenta horas e trazem na grade curricular disciplinas como Direitos da criança (ECA), desenvolvimento emocional, motor e físico, prevenção de acidentes, construção social e desenvolvimento cognitivo através da brincadeira, dentre outras.
Estes cursos são geralmente ministrados por profissionais como psicólogos, enfermeiros, pedagogos e oferecem um certificado de conclusão. Regulamentação da Carreira Não há regulamentação para a carreira de berçarista. Especializações Possíveis Não há especializações para berçarista. Aptidões desejáveis Cuidar de crianças exige dons específicos e traços de personalidades determinantes para um bom resultado na atuação. No caso da berçarista, é preciso gostar muito de crianças. São profissionais que devem sempre priorizar sua capacitação, buscando informações e orientações técnicas, ter um bom preparo físico, emocional e espiritual, cuidar da sua higiene pessoal, ter educação e boas maneiras, demonstrar paciência e sensibilidade, saber ouvir, manter a calma em situações críticas, demonstrar criatividade, dominar noções primárias de saúde, demonstrar honestidade e principalmente conduta moral. Campos de atuação Berçarista pode atuar em instituições que cuidam de crianças: pré-escolas, creches, berçários e hospitais, sob supervisão, variando o tempo

Relacionados

  • Bios rh
    6302 palavras | 26 páginas