Benchmarkingnota 1

2514 palavras 11 páginas
Benchmarkingnota 1 é a busca das melhores práticas na indústria que conduzem ao desempenho superior. É visto como um processo positivo e pró-ativo por meio do qual uma empresa examina como outra realiza uma função específica a fim de melhorar como realizar a mesma ou uma função semelhante. O processo de comparação do desempenho entre dois ou mais sistemas é chamado de benchmarking e as cargas usadas são chamadas de benchmarks.
O processo de benchmarking não se limita à simples identificação das melhores práticas: também contempla, por exemplo, sua divulgação por intermédio das diversas técnicas de marketing.
Nas palavras de David Todd Kearns, ex-CEO da Xerox, benchmarking é o contínuo processo de mensuração de produtos, serviços e práticas, de modo a confrontar os resultados com os dos concorrentes mais fortes ou com os daqueles que são considerados líderes da indústria.1
Índice
[esconder]
1 Evolução histórica
2 Definições
3 Os princípios do benchmarking
3.1 Sistemático
4 Vantagens e desvantagens do Benchmarking
5 Tipos de Benchmarking
5.1 Benchmarking competitivo
5.2 Benchmarking interno
5.3 Benchmarking genérico
5.4 Benchmarking funcional
6 Conceito
7 Processo de Benchmarking
8 Benchmark
9 Histórico
10 Metodologia de implementação de um processo de Benchmarking
11 Notas
12 Referências
13 Ver também
14 Bibliografia
Evolução histórica[editar | editar código-fonte]
A necessidade de avaliar o desempenho das empresas de forma comparativa e sistemática, procurando identificar e actuar nos factores de sucesso e de insucesso, fez com que se desenvolvesse uma nova ferramenta de gestão (metodologia) conhecida por Benchmarking.
Inicialmente, é nos EUA que o benchmarking ganha expressão, individualidade e notoriedade, atribuindo-se à Rank Xerox Corporation o pioneirismo na introdução da prática de Benchmarking. Posteriormente, outras organizações destacaram-se ao aplicar com sucesso o Benchmarking, entre as quais destacamos: Ford Motor Company, Alcoa, Millken, AT&T, IBM,

Relacionados

  • resumo
    775 palavras | 4 páginas
  • definição correta de benchmarking:
    1056 palavras | 5 páginas
  • benchmarking
    2779 palavras | 12 páginas