Resolu O Da AD1 De Gest O Da Interface Empresa X Sociedade 2015 1

938 palavras 4 páginas
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Avaliação a Distância – AD1
Período - 2015/1º
Disciplina: Gestão da Interface Empresa x Sociedade
Coordenador: Francisco Paulo De Melo Neto

Data de entrega: 01/03/2015

ALUNO: MATR:

1ª Questão (2,0 pontos) - Ricardo Abramovay, professor da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, nos traz importantes lições sobre o ambientalismo empresarial. Discorra sobre esse conceito e aponte os quatro momentos históricos de desenvolvimento desta tendência trazidos pelo autor.

RESPOSTA: Para Ricardo Abramovay, o ambientalismo empresarial representa a tendência das corporações incluindo preocupações com o meio ambiente. Ele identifica quatro momentos na história do ambientalismo empresarial, são eles: nos anos 1960, o tema aparece com os agrotóxicos e a poluição do ar; nos anos 1970, conflitos entre as empresas e as agências de produção ambiental; a partir dos anos 1980, a preservação do meio ambiente torna-se tema de responsabilidade social; nos anos 1990, a preservação ambiental torna-se uma das estratégias empresarias.

2ª Questão (2,0 pontos) - A empresa não é um ente isolado que atua de forma soberana em seu ambiente. Para sobreviver, ela necessita criar, implementar, manter e redefinir relacionamentos com outros entes, como, por exemplo, os seus fornecedores e parceiros, o governo, os sindicatos e as associações de classe, a mídia, a sociedade e até mesmo o ambiente físico onde está inserida. Tais públicos, externos e internos, são denominados stakeholders. Diante de tais considerações, discorra sobre a teoria dos grupos de interesse de Freeman, desenvolvida no livro “Gestão Estratégica: uma abordagem dos stakeholders” (Strategic Management: a stakeholder approach), de 1984, explicitando o que seriam os grupos primários e secundários

Relacionados