Belo Monte

Páginas: 3 (505 palavras) Publicado: 29 de abril de 2014
A elaboração de um documentário que mostra os impactos da construção da usina de Belo Monte, no Rio Xingu, no Pará, conseguiu arrecadar cerca de R$ 121 mil em 15 dias por meio do site definanciamento coletivo Catarse.

Com o título “Belo Monte, anúncio de uma guerra”, o vídeo foi idealizado e produzido por André D’Elia, que há dois anos visita a região de floresta amazônica para a realizaçãode entrevistas com moradores de cidades próximas ao canteiro de obras da usina, como Altamira e Vitória do Xingu.

Com previsão de ser lançado inicialmente na internet em meados de março, mas complanos de exibição nos cinemas, o vídeo é mais uma mobilização contrária da sociedade à obra do governo federal.

Protestos nacionais e internacionais já foram registrados contra a obra, consideradauma das principais do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal.

O vídeo expõe a opinião de especialistas sobre a polêmica construção e ainda mostra depoimentos de moradores eindígenas que serão impactados pelo complexo hidrelétrico. “Nós queremos mostrar que a legislação não está sendo cumprida, que existe conflito de informações e um grande impacto socioambiental naquelaregião”, afirma.

“Não consideramos Belo Monte como um fato consumado. Temos fé no sistema judiciário brasileiro”, disse D’Elia, se referindo aos processos judiciais em trâmite que tentam evitar acontinuidade da construção da usina.

“Não estou certo de que a barragem seja o melhor para resolver a questão, talvez exista outra maneira, eu não tenho uma opinião formada a respeito. O que eusei é que a causa dos índios, a causa para salvar a floresta, é uma causa para todos os brasileiros. Queremos salvar a floresta amazônica, e queremos salvar com a ajuda, a sabedoria e a justiça dopovo brasileiro”.
~ Sting, em “Xingu – A luta dos Povos pelo Rio – Parte I” (1989), trecho de “Belo Monte, Anúncio de Uma Guerra”

“(…) Mas o Brasil vai ficar rico
Vamos faturar um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Belo monte
  • belo monte
  • Belo Monte
  • belo monte
  • Belo monte
  • belo monte
  • Belo monte
  • Belo Monte

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!