Belo Monte

Páginas: 13 (3122 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2013











Belo Monte: A Gigantesca Barragem do Xingu


















Introdução
Belo Monte: A Gigantesca Barragem do Xingu


Situado no coração da Amazonia, o rio Xingu percorre 2 260 km atravessando os estados de Mato Grosso e Pará, cobrindo 531.250 km dando assim quase a equivalencia da superfície da França.
Foi feito um projeto na década de 80 para aconstrução da usina Belo Monte, que tem por objetivo, dar acesso à energia para mais de 40% da população brasileira, gerando assim empregos e contribuindo no desevolvimento economico e social do país.
Para dar a licença de instalação da hidrelétrica, a Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), fez uma série de exigências ; foram 14 planos de ação, 54 programas e 86 projetos para odesenvolvimento regional dos municípios de Altamira, Brasil Novo, Senador Porfírio, Vitória de Xingu e Anapu.
Ao longo deste trabalho, será apresentado as questões sociais, ambientais, económicos e políticos.

























Assunto: Construção da Usina Hidrelétrica
Localização: Altamira, no sudoeste do Pará
Rio: Xingu
País: Brasil
Continentes envolvidos: América,Europa.

















Questão social:
Na maioria das organizações sociais têm convicção de que o projeto tem graves problemas e falhas na sua formação, uma delas sendo a questão social.
Este projeto ‘‘Usina’’ foi classificada pelo governo brazileiro como essêncial para garantir a oferta de energia elétrica necessária para a população brasileira.
Vários dos defensoresdesta construção, formados por empresários, moradores das cidades e políticos envolvidas pelo projeto, calculam que cerca de R$ 500 milhões mantenham o plano de desenvolvimento regional e que estaria garantido com a usina, contudo que seria aplicada em geração de empregos, educação, desenvolvimento da agricultura e atração de indústrias para a região.
O empresário Vilmar Soares, que vive em Altamirahá 29 anos, acredita que a usina irá melhorar a qualidade de vida de Altamira, e que seria acompanhada de outros investimentos, como desenvolvimento econômico da região através de geração de empregos, energia elétrica para a população rural e a pavimentação da Transamazônica que impulsionaria a destinação do cacau produzido na região.
A construção da usina hidrelétrica difilcutará a vida dospovos indígenas e ribeirinhos da região, visto que a pesca e a caça são as atividades econômicas e de subsistências destas comunidades.
As cidades de Altamira e Vitória do Xingu terão grandes áreas inundadas, o que pode prejudicar os agricultores locais e a população ribeirinha. Outro fator é com a construção da usina o transporte fluvial em Volta Grande do Xingu será reduzida até o Rio Bacajá,visto que atualmente é o único meio de transporte para as comunidades ribeirinhas e indígenas chegarem até Altamira, onde encontram médicos, dentistas e fazem seus negócios, como a venda de peixes e castanhas.

Os líderes indígenas Raoni e Megaron reivindicaram que o governo não está dando ouvido ao seu povo. Os tribos revoltam contra a construção da usina.
Este projeto que ameaça diretamente osterritórios indígenas nas margens do rio Xingu e as autoridades brasileiras se recusam obstinadamente a abandonar apesar dos protestos , petições e incidentes repetidos.

Organizações envolvidos e apoios
Em outubro de 2011, aconteceu em Washington (EUA) uma audiência convocada pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) sobre um suposto descumprimento de medidas cautelares que visam aproteção das populações indígenas do Xingu.
Em abril de 2011, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) pediu a suspensão da obra a fim de garantir os direitos dos índios, após várias comunidades tradicionais.
Contudo junho de 2011, a Anistia Internacional também pediu a suspensão do projeto de construção pelos mesmos motivos que a (CIDH) , também encaminhado ao Conselho de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Belo monte
  • belo monte
  • belo monte
  • Belo monte
  • belo monte
  • Belo Monte
  • Belo monte
  • Belo Monte

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!