BELEZA – UMA BUSCA EM DORIAN GRAY, O PRÍCIPE FELIZ E TODOROV.

5304 palavras 22 páginas
BELEZA – UMA BUSCA EM DORIAN GRAY, O PRÍCIPE FELIZ E TODOROV.

ALMEIDA, KÁTIA M. G. de.
MARTINS, Jeferson Batista.
GOMES, Mariane

Resumo: Definir a beleza é uma tarefa realizada desde os primórdios da humanidade. O objetivo desse artigo é delinear através da sabedoria popular em paralelo com mitos, as obras de Oscar Wilde, O Príncipe Feliz e O retrato de Dorian Gray, apoiado em “A beleza salvará o mundo” de Todorov, os conceitos de beleza. Seria possível definir o que é beleza? Existe um conceito único e universal para ela? De acordo com as analises apresentadas, pode-se afirmar que a beleza está nos olhos de quem vê e que conceitos fixos ou dicotômicos não cabem à definição de Beleza.

1. Introdução
Beleza. Aparentemente seria fácil defini-la, porém existem vários fatores que envolvem uma definição para essa palavra. Desde a antiguidade até os dias de hoje falar sobre a beleza, classificar o que é belo ou não, incentivar o culto a ela ou não, entender o que nos faz achar que algo é belo são coisas que tem intrigado o ser humano.
O objetivo desse trabalho é percorrer um caminho que nos mostre a compreensão dos conceitos de beleza. Esse caminho percorre as definições de senso comum, do dicionário e relaciona lendas e clássicos literários que tem a beleza como tema, passa pela demonstração da vida e da obra de Oscar Wilde, autor do livro “O Retrato de Dorian Gray”, bem como um paralelo entre essa obra e a coletânea “Príncipe Feliz” do mesmo autor, terminando em algumas considerações do texto de Todorov “A beleza Salvará o mundo”.

2. Sobre a Beleza.

“o belo artístico, o belo natural, o belo simplesmente belo. Não existe ainda uma teoria que dê conta de tamanho “peso”, exacerbado pelo mistério”.

Por Natureza, muitas pessoas tem curiosidade de saber a origem das palavras e existe uma necessidade do ser humano em definir, dar nome, e classificar as coisas e conceitos no mundo. Essa curiosidade deu origem à ciência que conhecemos por etimologia,

Relacionados