beisebol em Portugal

Páginas: 3 (579 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
A origem e a evolução do beisebol em Portugal está intrinsecamente ligada ao Ensino Público, em geral, e ao Desporto Escolar, em particular. Ao contrário do que normalmente acontece com ageneralidade das restantes modalidades do nosso panorama desportivo, grande parte da força beisebolística, e que impulsionou a própria organização desportiva desta modalidade em Portugal, surgiu de iniciativasdesportivas escolares, na segunda metade da década de 1980.

No ano letivo de 1990/1991 o beisebol e o softebol aparecem pela primeira vez na estrutura de Desporto Escolar. Em novembro de 1991 osrelatos dos projetos realizados com os primeiros grupos equipa do Seixal e de Coimbra foram apresentados em congresso nacional de Educação Física, realizado em Tróia.

Todo este movimento tivera iníciono concelho do Seixal, particularmente na Escola Secundária Alfredo dos Reis Silveira que, em 1989, viu surgir a primeira equipa de beisebol e softebol, batizada de Pioneiros do Seixal. Primeiro comoprojeto de escola, mais tarde, como grupo desportivo escolar (GDE) e, por último, como clube desportivo, o seu papel dinamizador foi determinante para a promoção e implantação da modalidade, tendoorganizado algumas iniciativas de grande visibilidade e repercussão pública, como foi o caso do “Auto de Beisebol nas Ruas de Lisboa” em 7 de janeiro de 1993.

Em 26 e 27 de junho desse ano, no Jamor,campo nº 2 do Estádio Nacional, tinham lugar as primeiras competições de beisebol e de softebol, de formato aberto e alargado a todas as equipas à data existentes. Testemunhado por representantes devariadas entidades diplomáticas, autárquicas, educativas e desportivas, este evento foi o verdadeiro catalisador do beisebol em Portugal e nele as escolas marcaram a sua imprescindível presença.Entretanto, gradualmente, por todo o país foram surgindo pólos escolares de desenvolvimento, onde o softebol, pelas características dos espaços dos nossos estabelecimentos de ensino, se tornou a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • beisebol
  • BEISEBOL
  • Beisebol
  • Beisebol
  • Beisebol
  • Beisebol
  • Beisebol
  • Beisebol

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!