Beijamin e Burke

296 palavras 2 páginas
Benjamin Constant e Edmund Burke foram dois políticos e escritores extremamente importantes. Ambos viveram durante os séculos XVIII-XIX e tiveram uma grande influencia no pensamento politico da época. Constant era um representante do pensamento liberal enquanto Burke, mesmo sendo membro de um partido liberal, era mais conservador em suas ideologias. Seus trabalhos apesar de diferentes possuem temáticas semelhantes que podem, e devem, ser comparados para que se possa ter um entendimento mais global da situação politica da época.
Em seu texto intitulado “Da Liberdade dos Antigos Comparada à dos Modernos” Benjamin Constant discorre sobre as diferentes liberdades entre os povos antigos e os modernos. Constant, afirma que a liberdade que era conhecida na antiguidade não pode ser replicada e portanto os esforços feitos para garanti-la nunca funcionariam. Afinal, assim como o mundo, os cidadãos também estavam demasiadamente mudados e junto com eles suas vontades, desejos e prioridades.
Constant não era o único pensador da época que tinha suas ressalvas quanto à revolução francesa, Edmund Burke tinha também seus argumentos contrários. No entanto eles divergiam quando às suas críticas. Enquanto Constant acreditava que o problema principal foi uma incapacidade em reconhecer as mudanças que haviam acontecido desde Rousseau, para Burke, o maior problema foi exatamente o oposto. Ele não achava certa a forma com que se havia ignorado a conjuntura histórica que determinava a estrutura do poder francês.
Burke acreditava que a representação politica tinha que ter legitimidade e que não podia ser simplesmente mudada repentinamente. A liberdade era algo que vinha de um longo processo e que ela não poderia ser concedida a partir de um evento que quebrasse com tudo que havia sido construído até aquele ponto na história.

Relacionados

  • Ler é antes de tudo compreender
    3724 palavras | 15 páginas
  • Resumooo
    33458 palavras | 134 páginas
  • Grande loja
    125357 palavras | 502 páginas