Behevorismo

571 palavras 3 páginas
Behaviorismo

O termo behaviorismo vem da palavra behavior de origem americana que traduzida podemos ter como significado “comportamento”. Teoria comportamental que a psicologia tem como objeto de estudo, dava a esta ciência a consistência que os psicólogos da época vinham buscando, um objeto observável cujos experimentos poderiam ser feitos em distintas condições e indivíduos. Watson postulador da teoria defendia uma perspectiva funcionalista, buscava construir uma psicologia sem alma e sem mente de etapas subjetivas e que tivesse a capacidade de antever e controlar as ações dos sujeitos. Estudando as interações dos indivíduos e o ambiente, entre ações do individuo que são suas respostas e o ambiente as estimulações.
Entendemos que o uso desses termos se deu por duas razões: uma metodológica e outra histórica. A metodológica usou a investigação, método experimental e analítico, já a histórica é referida a termos popularizados que continuaram a ser estudados por outros psicólogos, entendidos por estímulos e respostas que é basicamente um ponto de partida para essa ciência cuja se aborda o comportamento. O behaviorismo de Skinner nada mais é que uma renovação do pensamento de Watson. Skinner defendia o conhecimento que vinha das experiências do dia a dia. Ele dedicou-se simplesmente ao estudo das respostas, preocupava-se com a caracterização do comportamento e não a explicação abordava em suas pesquisas o comportamento observável e assim determinar funcionalidades em relação aos estímulos com as respostas que vinham do organismo.
Procurava saber o que acontecia dentro do individuo, denominado até como “organismo vazio”. Segundo ele o organismo é controlado e reage de acordo com o ambiente externo e não pelas forças internas. Ele admitia que o indivíduo possuísse condições fisiológicas, mas não concordava para o estudo do comportamento. Em suas experiências não achava necessário usar vários indivíduos e sim um especificamente. Nos anos noventa

Relacionados

  • behevorismo
    1268 palavras | 6 páginas
  • Behevorismo
    5115 palavras | 21 páginas
  • Behevorismo
    2538 palavras | 11 páginas
  • behevorismo
    560 palavras | 3 páginas