Beahviorismo

410 palavras 2 páginas
O behaviorismo teve início com o lançamento de John Watson em 1913 do Manifesto Behaviorista.

Esse manifesto deu um novo rumo à historia da psicologia, influencia vários setores do comportamento humano, nas teorias de aprendizagem , na personalidade e nas psicoterapias. Diante do pensamento behaviorista se entende que pela observação e experimentação sistemática e cuidadosa é possível desenvolver um conjunto de princípios que podem explicar o comportamento humano. O objeto da Psicologia que até então era a alma (a consciência ou a mente) passa à ser a partir do Behaviorismo uma ciência do comportamento humano; não podendo mais ser considerada como ciência pura da consciência. É dada uma importância maior aos fatores ambientais e a hereditariedade é colocada à segundo plano. O homem passa a ser visto como produto do ambiente.

John Watson dizia que se a psicologia quisesse se fortalecer no mundo da ciência seria preciso que ela repensasse o seu objeto de estudo. Então propôs que a psicologia deveria estudar o comportamento, e que seu objeto de estudo fosse determinado pelos atos observáveis de conduta que pudessem ser descritos em termos de estímulo e resposta. "Por que não fazemos daquilo que podemos observar, o corpo de estudo da Psicologia?"

O behaviorismo tentou reduzir a psicologia à uma ciência natural, deixando de lado a consciência e se voltando exclusivamente para o comportamento objetivo. O primeiro momento do Behaviorismo vai de 1913 a 1930, esse Behaviorismo ficou conhecido como clássico, polêmico e programático, e tem como alvo principal o movimento contra o Estruturalismo que utilizava o método introspectivo.

O Behaviorismo Clássico partia do princípio de que o comportamento é sempre uma resposta a um estímulo específico.

O Comportamentismo Clássico também ficou conhecido como Behaviorismo Metodológico, porque para Watson, os processos mentais deveriam ser ignorados por uma questão de método e não porque não existissem. Vale ressaltar

Relacionados

  • Histórico
    1143 palavras | 5 páginas
  • Técnico
    210415 palavras | 842 páginas