Beachmarking e Open-Book Management

426 palavras 2 páginas
Benchmarking e Open-book Management

Características da tecnologia de gestão benchmarking

O benchmarking é um dos mais úteis instrumentos de gestão para melhorar o desempenho das empresas e conquistar a superioridade em relação à concorrência. Baseia-se na aprendizagem das melhores experiências de empresas similares e ajuda a explicar todo o processo que envolve uma excelente "performance" empresarial. A essência deste instrumento parte do princípio de que nenhuma empresa é a melhor em tudo, o que implica reconhecer que existe no mercado quem faz melhor do que nós.
Segundo ZAIRI & LEONARD (1995), aos poucos a atividade de benchmarking foi evoluindo, passando de um instrumento de qualidade estratégica relativa à integração e às práticas de gestão.
No entanto, em 500 a. C. Sun Tzu descreveu a atual prática do benchmarking, uma vez que se você conhecer seu inimigo e a si mesmo, não precisará temer o resultado (SUN TZU, 1999).
E como benefício dessa tecnologia podemos citar:
-Introduzir novos conceitos de avaliação;
-Melhorar o conhecimento da própria organização;
-Identificar áreas que devem ser objeto de melhorias;
-Estabelecer objetivos viáveis e realistas;
-Criar critério de prioridade no planejamento;
-Favorecer um melhor conhecimento dos concorrentes e do nível competitivo do mercado;
-Aprender com os melhores.
Então podemos afirmar que com essas práticas, a qualidade do serviço prestado ou produto fabricado pode atingir altos níveis no mercado.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Benchmarkings

Características da tecnologia de gestão Open-book Management

Como principal característica Open-book Management, também chamado de gestão do livro aberto, permite envolver as pessoas e fazer que assumam conjuntamente a responsabilidade pelo sucesso organizacional, por intermédio do conhecimento de todos os dados organizacionais. Propõe a tão disseminada aplicação de delegação de responsabilidades com respectivas autoridades

Relacionados