be2f64fbf12f59b35ac812fdac2a104e

17122 palavras 69 páginas
Herança
Os grupos sanguíneos do sistema ABO são determinados por uma série de três alelos múltiplos, que podem ocupar alternativamente o mesmo loco gênico em cromossomos homólogos, formando pares: o alelo IA determina a produção do aglutinogênio A, o alelo IB determina a produção do aglutinogênio B, o alelo i não determina a produção de aglutinogênios. Existe codominância entre os alelos IA e IB, sendo ambos dominantes sobre i (IA = IB > i). Com três alelos, são seis os genótipos possíveis.
Tabela 2. Grupos sanguíneos do sistema ABO: genótipos e fenótipos
Genótipos

Fenótipos

A A

A

I I ,I i

A

B B

B

I I ,I i

B

A B

II

AB

ii

O

Observação
O conhecimento do padrão de herança tem importante aplicação em medicina legal.
Casos de troca de crianças em maternidades ou de investigação de paternidade podem ser solucionados conhecendo-se os grupos sanguíneos dos indivíduos envolvidos.

Exercícios resolvidos
1

(PUC-MG, adaptada) No ambulatório de uma pequena cidade do interior, estava Maria, que precisava urgentemente de transfusão sanguínea, mas não se sabia o seu grupo sanguíneo. Como faltavam antissoros para a determinação dos grupos sanguíneos do sistema ABO, doutor José, que é do grupo A, usou de outro recurso: retirou um pouco de seu próprio sangue, do qual separou o soro, fazendo a mesma coisa com o sangue de Maria. O teste subsequente revelou que o soro do doutor José provocava aglutinação das hemácias de Maria, mas o soro de Maria não era capaz de aglutinar as hemácias do doutor José. Com base nesses resultados, doutor José pôde determinar o grupo sanguíneo de Maria. Explique como isso foi possível.
Resolução
Sendo doutor José do grupo A, seu soro contém aglutininas anti-B, que aglutinam as hemácias de Maria, o que demonstra a presença nelas de aglutinogênio B. Isso significa que o soro de Maria não possui aglutininas anti-B. Sabe-se também que o soro de Maria é incapaz de aglutinar as hemácias do doutor José, que contêm aglutinogênio A; logo, o soro de

Relacionados