Bauman 2

Páginas: 2 (491 palavras) Publicado: 21 de março de 2015
SOBRE A DIFICULDADE DE AMAR O PRÓXIMO

Na terceira parte do livro, Bauman fala da dificuldade de amar o próximo. O autor mostra que as pessoas não conseguem seguir o preceito de “amar o próximo comoa si mesmo” se esse próximo não possuir algo para oferecer em troca desse sentimento, ou seja, é como se os indivíduos precisassem merecer para receber esse amor. Aceitar esse preceito é um ato de fée um ato decisivo, pois é através dessa aceitação que os seres humanos mostram que são diferentes dos animais.
Para que se consiga amar o próximo como a si mesmo, é preciso, antes de tudo, possuiramor- próprio. Outros devem nos amar primeiro para que comecemos a amar a nós mesmos, ou seja, para termos amor- próprio, precisamos ser amados. Então amar o próximo como amamos a nós mesmos significarespeitar a singularidade de cada um, reconhecendo o valor das nossas diferenças, que enriquecem o mundo e o tornam mais interessante.
Porém, possuir amor- próprio não é suficiente para que se consigaamar o próximo. Existem exemplos claros disso na sociedade, tendo o Holocausto como o maior deles, onde o direito do mais forte de fazer o possível para sobreviver ao mais fraco é tido como“racional”. Capturar, deportar e trancafiar pessoas em campos de concentração mostram que os indivíduos não estão prontos e não sabem amar o próximo como amam a si mesmo. Outro exemplo disso está em algunsprogramas de televisão, como o Big Brother Brasil, onde os participantes são estimulados a serem egoístas e a se importarem unicamente com seus desejos, tentando a todo custo ultrapassar e superar uns aosoutros, para receber um prêmio em troca.
Alguns atos, apesar de terem um objetivo bom, proveitoso e útil, não podem ser considerados morais, mas sim motivados, pois os indivíduos que os realizam fazemmuitas vezes em função de receber uma recompensa, como por exemplo, lucro, graça divina ou respeito público.
Em relação aos laços amorosos, relação entre homem e mulher, o compromisso com outra...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bauman
  • Resenha do texto individualidade
  • Bauman
  • bauman
  • Bauman
  • Bauman
  • Bauman
  • BAUMAN

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!