Barragens

Páginas: 6 (1352 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
INTRODUÇÃO
As barragens foram desde o início da história da humanidade fundamental para o desenvolvimento. As primeiras construções de barragens foram para o armazenamento de água devido a necessidade durante o período seco, a nível mundial as mais antigas de que há conhecimento situavam-se no Egito, Oriente Médio e Índia. Com a Revolução Industrial, houve a necessidade de construir um crescentenúmero de barragens, o que permitiu o progressivo aperfeiçoamento das técnicas de projeto e construção. Em torno de 1950 os governos em alguns países, o setor privado estavam construindo um número cada vez maior de barragens à medida que as populações aumentavam e as economias nacionais cresciam. As barragens existentes são para controlar inundações, para represar águas como fonte de energiahidrelétrica, para fornecer água para consumo humano direto, uso industrial ou para irrigar plantações. Pelo menos 45.000 grandes barragens foram construídas para atender demandas de água ou energia. Hoje quase metade dos rios do mundo tem ao menos uma grande barragem. Na entrada do novo século, um terço dos países do mundo depende de usinas hidrelétricas para produzir mais da metade da suaeletricidade. As grandes barragens geram 19% de toda a eletricidade do mundo. Metade dessas grandes barragens foi construída exclusiva ou primordialmente para fins de irrigação, e cerca de 30% a 40% dos 271 milhões de hectares irrigados no planeta dependem de barragens. As represas têm sido promovidas como um importante meio de atender a necessidades percebidas de água e energia e como investimentosestratégicos de longo prazo capazes de oferecer múltiplos benefícios para uma sociedade.

-2-

ESTUDOS NECESSÁRIOS AO PROJETO DE UMA BARRAGEM.
 Topográficos.  Hidrológicos.  Climáticos.  Geológicos.  Geotécnicos.  Sócio Econômicos.  Ecológicos.  Agrológicos. Estudos topográficos: locação do eixo barrável, boqueirão e interpretação de curvas de nível. Determinação das bacias hidrográfica ehidráulica (áreas).

Estudos hidrológicos: definição das características hidráulicas da obra.

Estudos climáticos: as condições climáticas influem decisivamente na escolha do tipo de barragem a ser construída. Os fatores mais importantes são: duração do vento, intensidade e direção; Umidade do ar, variações; Temperatura máximas, médias e mínimas; Variações de pressão.

Estudos geológicos:identificar os conjuntos contínuos e homogêneos, bem como determinar as suas fronteiras e as propriedades dos materiais pertencentes aos mesmos. Tentar identificar e caracterizar o melhor possível ás descontinuidades eventuais.

Estudos geotécnicos: os estudos geotécnicos consistem das caracterizações dos solos e rochas, ou seja, são classificados quanto às propriedades geomecânicas e hidráulicas. Omeio de obter-se essas características é através de ensaios de campo e laboratório realizados em amostras dos solos e rochas.

Estudos sócio-econômicos: consiste na elaboração de um quadro de fatores sócio econômicos que serão influenciados pela construção da barragem. A análise dos fatores vantajosos e prejudiciais definirá a viabilidade da obra. -3-

Estudos ecológicos: os estudos deprojeto devem limitar ou até eliminar os riscos de danos temporários ou permanentes ao meio ambiente.

Estudos agrológicos: tipos de culturas que podem ser desenvolvidas na região e demanda d’água para o cultivo. Para se realizar a construção de uma barragem é necessário que o projeto da barragem obtenha uma licença ambiental concedida pelo órgão ambiental responsável. Para tanto, o realizador doprojeto precisa apresentar um estudo do impacto ambiental que o empreendimento poderá causar na área em que pretende ser construído. Estes estudos são iniciados de forma muito sumária e vão sendo aprofundados e detalhados ao longo das diversas etapas que normalmente compõem o projeto da barragem.

-4-

OBJETIVOS:
Estudar o comportamento das estruturas e dos materiais que a compõe; Avaliar os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • barragens
  • Barragens
  • Barragens
  • barragens
  • Barragens
  • Barragens
  • barragens
  • BARRAGEM

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!