Barili Ordem E Desordem

320 palavras 2 páginas
1- O homem vive em sociedade porque depende de outros para sobreviver, tirando o máximo proveito de cada um, para a convivência poder ser estabelecida com o mínimo de conflito entre um e outro. Como por exemplo, antes de a agua estar pronta para consumo, existem varias etapas antes desse ato, concluindo que uma pessoa depende da outra para viver na sociedade.
2- O autor diz que cada um espera do outro o que espera para si mesmo, portanto, cultiva sempre o melhor. O direito se relaciona com a ordem e a desordem porque os estão ligadas ao cotidiano, a ordem é o que o direito impõe na sociedade através das leis, de forma justa. Já a desordem é ao contrario, é uma ordem que não nos favorece. E como exemplo podemos dizer que as doenças em geral vão contra o nosso organismo, gerando uma desordem em nosso corpo.
3- O Direito e o homem se influenciam mutuamente. Enquanto o Direito faz parte do processo de adaptação do homem, devendo este se adequar e obedecer as normas, o homem também influencia na criação do Direito, vez que este deve estar focado e adaptado ao meio para o qual foi produzido, obedecendo os valores que a sociedade elege como fundamentais. O Direito também possui importante missão: serve como instrumento para gerar a paz e harmonia nas diversas relações sociais. Vale dizer que o Direito não deve refletir interesses individuais, mas sim interesses de toda a coletividade, que muitas vezes colidem com os interesses individuais. O Direito, por ser fruto da elaboração humana, sofre influencia do tempo e do local, e por isso, ele deve estar sempre aberto às mudanças que ocorrem durante as diferentes épocas. O tempo faz surgir inúmeras e constantes transformações, e devido a isso, o Direito deverá estar sempre atualizado. Concluímos que, o direito e o homem andam lado a lado em busca de harmonia para o convívio

Relacionados

  • Ajudando!
    1865 palavras | 8 páginas
  • VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER_ indicadores para acompanhamento e monitoramento do atendimento
    42317 palavras | 170 páginas
  • Resumo
    121466 palavras | 486 páginas