Barbatanas dos peixes

Páginas: 6 (1263 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Família: CURIMATIDAE
Nome científico: Cyphocharax voga
Nome popular: Biru
Comprimento: 80 a 200 mm
Características: esta espécie não apresenta dentes, exceto nos indivíduos mais jovens, que possuem diminutos dentes caniniformes. O corpo é coberto por escamas prateadas, com pequenas manchas negras dispersas aleatoriamente sobre o dorso, mais notáveis nos jovens. Apresenta uma mancha ovóideescura sobre o pedúnculo caudal. Habita rios e lagoas e alimenta- se de detritos e sedimentos do fundo.


Família: CHARACIDAE
Subfamília: Incertae sedis
Nome científico: Astyanax eigenmanniorum
Nome popular: Lambari
Comprimento: 10 a 20 cm
Características: As espécies de Astyanax possuem onze raios na nadadeira dorsal, linha lateral completa e geralmente cinco dentes na série interna do pré-maxilar.
A linha lateral formada por 33 a 37 escamas com poros; tem 6 ou 7 escamas acima da linha lateral e cinco escamas abaixo e a nadadeira anal com 19 a 30 raios totais, associados à mancha umeral arredondada na parte superior prolongando- se para baixo e uma mancha caudal losangular que se estende ate abaixo da adiposa e até o extremo dos raios caudais médios permitem distinguir estaespécies.
Alimenta- se de insetos, larvas, crustáceos e ovos de peixes.


Família: CHARACIDAE
Subfamília: Incertae sedis
Nome científico: Oligosarcus jenynsii
Nome popular: Tambica, peixe- cachorro, peixe- branco, branca
Comprimento: 100 a 243 mm
Características: tem dentes cônicos bem desenvolvidos, tem um corpo robusto, revestidas por escamas grandes e pela nadadeira caudal com coloraçãoamarelada. Há 54 a 62 escamas perfuradas na linha lateral, 21 a 23 séries horizontais de escamas entre a linha pedúnculo caudal, 10 ou 11 séries horizontais de escamas entre a linha lateral e a origem da nadadeira dorsal e 8 a 10 séries entre a linha lateral e a origem da nadadeira anal. Encontrada em rios, tanto em locais de correnteza como de remanso, alimentando- se preferencialmente de peixes einsetos.


Família: ERYTHRINIDAE
Nome científico: Hoplias malabaricus
Nome popular: Traíra
Comprimento: 60 cm
Características: Tem corpo alongado e roliço, irregularmente manchado e com 4 ou 5 faixas transversais inconspícuas e a parte inferior da cabeça marmoreada, associado à boca ampla dotada de fortes dentes caninos desiguais. Não possui nadadeira adiposa e a nadadeira caudal tem o corpoarredondado.
Costuma ser encontrada em rios e lagoas, principalmente em águas pouco profundas e próximo à vegetação submersa, onde permanece durante o dia, e sai a noite em busca de presas. Indivíduos jovens alimentam- se de larvas de insetos, crustáceos e pequenos peixes; os adultos alimentam- se de peixes. Podem atingir mais de 3 kg. A fêmea constrói o ninho onde deposita os ovos que sãoguardados pelo macho até a eclosão.


Família: LORICARIIDAE
Subfamília: Loricariinae
Nome científico: Rineloricaria cadeae
Nome popular: Viola
Comprimento: 250 mm
Características: os machos possuem numerosas cerdas nos lados da cabeça e odontódeos hipertrofiados nos raios das nadadeiras peitorais. Os lábios em forma de ventosa são cobertos com pequenas papilas e têm a margem com uma franjadiscreta sem filamentos. Nesta espécie, há uma área nua alongada no extremo anterior do focinho, que se estende para trás atingido além do último poro do canal sensorial infra- orbital. Três séries longitudinais de pequenas placas usualmente revestem o abdômen. Habita rios e córregos.


Família: LORICARIIDAE
Subfamília: Hypostominae
Nome científico: Hypostomus aspilogaster
Nome popular: CascudoComprimento: 26 cm
Características: Corpo não deprimido e revestido por placas dérmicas bem desenvolvidas, formando fileiras ao longo do corpo. O focinho é recoberto por placas granulares até sua margem e não possui cerdas. A nadadeira adiposa está presente, não há odontódeos no opérculo e interopérculo, que são firmemente conectados e imóveis. Vive em rios e lagoas e alimentam- se de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Peixes
  • peixes
  • Peixes
  • peixes
  • peixes
  • peixe
  • peixe
  • Peixes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!