Daens

Páginas: 4 (822 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013

O filme assistido se passa no século XIV em que a Europa caminha para o mundo urbano-industrial (passagem do feudalismo para o capitalismo). Por ser uma mudança radical em todos os seus aspectos,muitos chamaram de Revolução. A burguesia tem um importante papel nessas mudanças, tomando o lugar da nobreza feudal ela passa a ser a classe politicamente dominante e detentora do dinheiro. No filme,os donos das fabricas esbanjam dos seus privilégios, obrigando trabalhadores a cumprir 16hs por dia, pagando salários mínimos e abusando de todas as maneiras mulheres e crianças. Estes eramselecionados para o trabalho por receberem menos e ainda serem facilmente domados.
Além disso, a burguesia serviu também para transformar a política de Estado, pois era a classe com maior poder econômico. Comisso ela interferia nas ações da Igreja e políticas, podendo manter a ordem como fosse melhor para ela. Sendo assim o país continuava sem leis trabalhistas que pudessem melhorar as condições de vidado proletariado.
A classe trabalhadora não possuía voz alguma para mudanças que pudessem ajudá-los. Os trabalhadores eram escravizados, principalmente mulheres e crianças que, mesmo cumprindo umacarga horaria de até 16 horas por dia, tinham seus salários reduzidos com o pretexto de não possuírem força física suficiente. A mortalidade nas fábricas ocorria em grande escala. Mulheres representavama maior parte da força de trabalho e crianças começavam a trabalhar muito cedo, o que desconstruiu a ideia de família patriarcal.
A mecanização desqualificava o trabalho, o que tendia a reduzir ossalários. Porém, como os centros urbanos estavam abarrotados de pessoas em sua grande maioria miseráveis era inevitável buscar uma fonte de renda. Com a revolta dos explorados, a população passou aenxergar que aquilo devia ser mudado. Vários movimentos sociais foram organizados, visando implantar um sistema socialista que favorecesse os trabalhadores. Obviamente, esses movimentos não agradaram...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Daens
  • Daens
  • daens
  • daens
  • Daens
  • Daens
  • Daens
  • Daens

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!