barão do rio branco

Páginas: 3 (695 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Barão do Rio Branco, o patrono da diplomacia brasileira, teve como metas de seu trabalho a busca por uma supremacia compartilhada na América do Sul, restauração do prestígio internacional,fortalecimento da soberania nacional, defesa da agroexportação, e definir as fronteiras.
No período em que Barão do Rio Branco foi ministro, a aproximação com os Estados Unidos foi fundamental na medida emque interessava às oligarquias nacionais e a Doutrina Monroe representava um elemento de defesa do continente. As ameaças europeias de uma possível recolonização levou o Brasil a adotar uma posturadiferente de seus vizinhos com relação a divida externa devida aos Estados Unidos.
Embora, originalmente a Doutrina Monroe tivesse sido concebida como um mecanismo de proteção, foi usada comojustificativa para sancionar intervenções em países latino-americanos. De acordo com essa nova versão da Doutrina, cabia aos Estados Unidos dirigir, proteger os Estados que não tivessem força o bastante parase defenderem.
Rio Branco não desaprovava a posição dos Estados Unidos de “polícia internacional” e assim, o Brasil passou a ser visto como o país que assumiria a defesa da Doutrina Monroe na Américado Sul. A fim de evitar conflitos, no discurso de abertura da III Conferência Internacional Rio Branco elogiou a Europa, colocando um fim aos questionamentos quanto a um possível imperialismo a serpromovido pelos EUA com a ajuda brasileira.
A capacidade que os Estados Unidos tinham de redistribuir poder no sistema internacional e de influenciar os países do próprio continente era claramentepercebida pelo ministro, Barão do Rio Branco. Sendo assim, a amizade entre Brasil e Estados Unidos dava àquele a capacidade de agir com maior desembaraço com os vizinhos.
De acordo com Joaquim Nabuco,os Estados Unidos guiavam o desenvolvimento de um continente neutro e pacífico e Rio Branco ainda complementava essa ideia afirmando que o caráter defensivo da Doutrina Monroe permitiria o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Barão do Rio Branco
  • Barão do rio Branco
  • Resumo Barão do Rio Branco
  • Barão do rio branco
  • barão do rio branco
  • Barão do Rio Branco
  • Barão do rio branco
  • Barão do Rio Branco

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!