Banner Anato Endocrino

407 palavras 2 páginas
F A C U L D A D E D E C IÊ N C IA S E L E T R A S D E A S S IS

SISTEMA ENDÓCRINO
O Sistema Endócrino compreende o estudo das glândulas de secreção interna do nosso corpo. Elas produzem suas secreções e as lançam diretamente na corrente circulatória. Daí serem chamadas de glândulas sem ductos. A estas secreções damos o nome de hormônios. Os hormônios não atuam em todos os órgãos do corpo, mas sim em alguns especificamente, que são chamados órgãos alvos. Alguns órgãos também produzem hormônios mas não são considerados glândulas, como o pâncreas que produz insulina e o ovário e os testículos que produzem estrógenos e andrógenos.

Tireoide

de cálcio no sangue.
Hipófise

É uma glândula que produz numerosos e importantes hormônios, por isso antgamente era reconhecida como glândulamestre do sistema nervoso.
Responsável pela regulação da atvidade de outras glândulas e de várias funções do organismo como o crescimento e secreção do leite através das mamas.
Glândula Supra-renal

Produz hormônios,principalmente troxi na (T4) e triiodotronina (T3), que regulam a taxa do metabolismo e afetam o aumento e a taxa funcional de muitos outros sistemas do corpo.
Glândulas Paratireoideas

Elas produzem PTH, o hormonio principal da regulação da concentração

Responsável pela síntese e liberação de hormonois cortcosteróides, como o cortsol, e catecolaminas, como a adrenalina.
Estmulam
a conversão de proteínas e gorduras em glicose, ao mesmo tempo que diminuem a captação de glicose pelas células, aumentando, assim, a

Terapias moleculares direcionadas em câncer de tireoide
O câncer de treoide tem aumentado significatvamente nas últmas três décadas. Entre os tumores derivados de células foliculares, a maioria é carcinoma diferenciado de treoide (CDT), cujo prognóstco é muito bom. O carcinoma medular de treoide tem um prognóstco pior.
As opções no tratamento tradicional para a doença persistente ou recorrente incluem cirurgia adicional, radioiodoterapia e supressão de TSH em pacientes

Relacionados

  • DCE II CADERNO ALUNO 2015
    13791 palavras | 56 páginas
  • LIVRO
    79937 palavras | 320 páginas