bani facu

Páginas: 13 (3177 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2014
SHOPPING POPULAR DE ARAGUAÍNA – BREVE UMA ANALISE DOS FATORES ECONÔMICOS E HISTORICOS
Daniel Ricardo1

O presente trabalho tem por finalidade descrever analisar e transmitir o processo histórico e sua evolução econômica do Shopping Popular de Araguaína através dos tempo assim como seu favorecimento e beneficiamento à população araguaínense e cidades circunvizinhas através da oferta de umaenorme variedade de produtos importados e nacionais.
Palavra chave: Compras, economia, produtos, salários.


This study aims to describe and analyze the historical process and transmit their economic evolution Popular Shopping Araguaína through time as well as their favorable and processing the araguaínense population and surrounding cities by offering a huge variety of imported and domesticproducts.
Keyword: Shopping, economy, products, wages.
Metodologia
O presente artigo apresenta as atividades desenvolvidas no camelódromo ou popularmente conhecido como shopping Popular de Araguaína, através da consideração de suas trajetórias profissionais e de seu cotidiano, como uma tentativa de compreensão das relações sociais que permeiam essa forma de trabalho e também da influência docontexto político e econômico atual de Araguaína nesse setor da economia.
Para que isso fosse concluído, realizou-se entrevistas com alguns desses lojistas, com enfoque na trajetória profissional de cada um, através do relato de suas histórias de vida. Assim, foi possível ter acesso à informações ricas que o desenvolvimento deste trabalho.

ÁREA DE ESTUDO
O município de Araguaína, atualmenteno Estado do Tocantins, foi criado em 14 de novembro de 1958, ainda em território do Estado de Goiás, pela Lei Estadual número 2.125. Atualmente possui uma área de 3.920 quilômetros quadrados, situado na região extremo norte do Estado do Tocantins (vide Figura 1), entre as coordenadas de 07º 11´ 28” de Latitude Sul e 48º 12´26” Longitude Wgr e com uma altitude média de 277 metros. De acordo com oscensos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município de Araguaína teve um aumento significativo de sua população entre as décadas de 1970, quando possuía 37.915 habitantes e a partir da década de 1980 registrava 72.069 habitantes, atualmente conta com aproximadamente 167,176 habitantes (IBGE, 2014).
A área total do município de Araguaína era de 4 000,395 km² até a criaçãodos municípios de Araguanã, Carmolândia, Muricilândia e Santa fé do Araguaia, que faziam parte do município. Os desmembramentos ocorreram por força da Lei nº 251, de 20 de fevereiro de 1991, publicado no diário oficial em 14 de julho. Atualmente os limites territoriais de Araguaína estão assim dispostos:
* Ao Norte: Santa Fé do Araguaia, Muricilândia, Carmolândia e Aragominas;
* Ao Sul: PauD'Arco, Arapoema e Nova Olinda;
* Ao Leste: Wanderlândia e Babaçulândia;
* Ao Oeste: o Estado do Pará.

A FORMAÇÃO E OCUPAÇÃO DO ESPAÇO URBANO DE ARAGUAÍNAE SUA IMPLICAÇÃO NO CONTEXTO SOCIO-ECONÔMICO
O processo de expansão da área urbana de Araguaína, em um primeiro momento foi impulsionado pela construção da rodovia Belém-Brasilia, BR-153, que propiciou um momento aumento populacional, eintegrou-a ao restante do País, que até então se encontrava isolada do resto do País. Devido a sua integração, e a sua boa localização geográfica, com o passar do tempo, especificamente no final da década de “80”, Araguaína concentrava uma grande variedade de serviços e polarizava a região norte de Goiás. Mas atualmente ainda é, e em maior escala, pois faz pessoas convergirem de toda região norte doTocantins, Sul do Pará, e Maranhão, a respeito da polarização no norte do Estado de Goiás, por Araguaína.
É nesse contexto de formação espacial que Araguaína se engloba o que não poderia ser diferente das demais cidades brasileiras, possuindo vários problemas urbanos. A formação ocupacional do município é uma historia que surgiu através do espaço urbano iniciado no século XIX, no ano de 1876,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • facu
  • facu
  • Facu
  • facu
  • Facu
  • facu
  • Facu
  • facu

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!