Banco de dados distrbuídos

460 palavras 2 páginas
1) Na instalação do ambiente ORACLE (site: instalacao_oracle_rac.pdf) o autor indica que é necessário a criação de discos compartilhados (SHARED DISKS).
a) O que são discos compartilhados na prática – AMBIENTE FÍSICO? (dê exemplos)
O acesso compartilhado aos discos pode se dar através de uma Storage Area Network (SAN), Network Attached Storage (NAS) ou com discos SCSI comuns quando cabeados para vários computadores, para ambientes de teste pode-se utilizar tecnologia Fire Wire, iSCSI ou discos virtuais compartilhados.
b) Quais são as principais características de uma área que é compartilhada por vários nós de um cluster?
Quando se trata de um ambiente com tecnologia RAC, há algumas particularidades, como por exemplo, o acesso ao disco que precisa ser compartilhado, para evitar necessidade de replicar dados em vários servidores, o que também traz um problema, pois a maioria dos sistemas de arquivos que são gerenciados pelos sistemas operacionais, como ext3, ext4 ou NTFS não são preparados para lidar com sistemas diferentes acessando arquivos concorrentemente. Para lidar com a concorrência de acesso aos dados no ambiente RAC, e evitar corrupção dos dados, é necessário usar um sistema de arquivos cluster-aware, fazer acesso mais direto ao disco utilizando raw devices ou utilizar o ASM conforme é recomendado pela Oracle.
c) Dê exemplos de sistemas de arquivos compartilhados.
Network File System (NFS), Oracle Cluster File System (OCFS), Veritas Cluster File System (VxCFS), ASM e RAW devices.
d) Quais as diferenças entre o OCFS e o Oracle ASM?
O ASM é um software gerenciador volumes e sistema de arquivos para arquivos de uma base dados Oracle, que pode suportar uma única instancia Oracle ou um ambiente RAC. ele utiliza grupos de discos para armazenar arquivos de dados, onde um grupo de discos ASM é gerenciado como uma única unidade, ele permite que se possa adicionar e remover discos em um grupo, enquanto os dados estão sendo acessados dentro do grupo, ele também

Relacionados

  • Qualidade e teste de software
    827 palavras | 4 páginas
  • Introdução aos sistemas distribuídos
    11261 palavras | 46 páginas
  • APOSTILA CUSTOS
    7696 palavras | 31 páginas
  • Custos
    8629 palavras | 35 páginas